Abbas Zahedi vence o Frieze Artist Award 2022

0

Os artistas que concorreram este ano foram convidados a considerar a sustentabilidade em relação ao seu trabalho e sua instalação

O artista londrino Abbas Zahedi, conhecido por suas instalações, é o vencedor do Frieze Artist Award 2022. His Waiting With {Sonic Support} ocupará um local próximo à entrada da Frieze London, que acontecerá entre 12 e 16 de outubro no Regent’s Park, junto com a Frieze Masters. A obra, uma construção de madeira que lembra um abrigo de ônibus, será palco de uma série de ativações ao vivo, transmitidas online e dentro da feira. Os organizadores da Frieze observaram que “a escolha se baseia no interesse de longa data de Zahedi em fronteiras, limites e como as coisas podem se mover dentro de sistemas ou redes”.

O Frieze Artist Award foi criado em 2013 e nos últimos quatro anos foi concedido em parceria com a Forma, uma organização de artes contemporâneas com sede em Londres. Os vencedores anteriores incluem Himali Singh Soin (2019), Alberta Whittle (2020) e Sung Tieu (2021). Os candidatos deste ano foram convidados a considerar a sustentabilidade em relação ao seu trabalho e sua instalação. Para criar sua instalação premiada, Zahedi contará com materiais reutilizáveis ​​e de origem sustentável e se concentrará em um processo de instalação minimamente disruptivo.

Abbas Zahedi, How To Make A How From A Why?, 2020. Installation view at the South London Gallery. Photo: Andy Stagg

Abbas Zahedi, How To Make A How From A Why?, 2020. Installation view at the South London Gallery. Photo: Andy Stagg

Zahedi, de 38 anos, é artista associado do Barbican Centre de Londres. Ele estudou medicina na University College London antes de concluir o mestrado em Fotografia Contemporânea na Central Saint Martins em 2019. Seguiu-se uma residência de 2019-20 na South London Gallery, durante a qual criou How to Make a How from a Why?, uma instalação e obra sonora adquirida pela Tate em 2021.

Share.

Leave A Reply