Disputa de feiras no Grand Palais: entra a Art Basel, sai FIAC

0

Art Basel ocupa o Grand Palais – tradicional local da FIAC – com nova feira de Paris a ser lançada em outubro

Em uma grande e inesperada mudança, as datas de outubro normalmente ocupadas pela FIAC, a principal feira de arte de Paris, agora pertencerão à Art Basel e sua organizadora, a MCH Group. A mudança foi revelada esta semana pela Art Basel, que também anunciou uma nova feira de arte moderna e contemporânea para Paris. Este é o quarto evento realizado pelo grupo, com edições em Hong Kong, Miami Beach e Basel.

A notícia veio depois que o Grand Palais, que tem sido o lar de longa data da FIAC e da Paris Photo, disse que aceitaria propostas para garantir as datas tradicionais de outono da FIAC e da Paris Photo, uma feira focada em fotografia. A RX Global, que organiza as duas feiras francesas, manterá as datas de novembro para a Paris Photo.

A FIAC havia anunciado anteriormente o Grand Palais Ephémère, a estrutura temporária em Champ-de-Mars voltada para a Torre Eiffel em operação enquanto o Grand Palais passa por reformas antes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, como sua sede das edições de 2022 e 2023, com previsão de retorno ao Grand Palais em 2024. Agora, a feira terá que encontrar um novo lar.

Tanto o MCH Group quanto a RX Global assinaram contratos de sete anos como parte de sua oferta para garantir as datas de outubro e novembro, respectivamente. No comunicado de imprensa anunciando a notícia, a Art Basel disse que “estabelecerá uma nova entidade francesa e empregará uma equipe dedicada no local, além de trabalhar em estreita colaboração com a comunidade de galerias da França e garantir sua forte representação no Comitê de Seleção da feira. Além disso, a Art Basel pretende desenvolver uma identidade e uma marca específica para a feira parisiense.”

Em um comunicado, o diretor global da Art Basel, Marc Spiegler, disse: “Com sua história incomparável e dinamismo contemporâneo, Paris está posicionada de forma única como um epicentro fundamental da cena cultural internacional. Nosso objetivo é aproveitar a posição incomparável de Paris como metrópole global para ajudar a criar uma semana vibrante que amplifique ainda mais a ressonância internacional da cidade como capital cultural”.

No início desta semana, o MCH Group anunciou que reinvestiria na feira ART SG em Cingapura, assumindo uma participação minoritária de 15%. O grupo já havia investido nela entre 2016 e 2017, mas vendeu suas ações em 2018.

Share.

Leave A Reply