Love is in the Bin, anteriormente Girl With Balloon, vai a leilão pela Sotheby’s com a estimativa a partir de US$ 5,5 milhões
A famigerada pintura de Banksy, que se desfez parcialmente depois de ser vendida, está voltando ao mercado. O subversivo artista de rua surpreendeu o mundo da arte quando sua Girl With Balloon tentou se autodestruir ao vivo, durante um leilão em Londres em 2018, imediatamente após a conclusão da venda. Na época, o lance máximo foi de £ 1,1 milhão.
A tela foi passada por um triturador secreto escondido na grande moldura de estilo vitoriano, deixando a metade inferior em farrapos e apenas um balão vermelho solitário deixado em um fundo branco na moldura. Esta foi a primeira obra de arte na história a ser criada em frente aos espectadores, durante um leilão.
A pintura, renomeada Love is in the bin após a destruição, está de volta à oferta e aparecerá em um leilão da Sotheby em outubro. Tem um preço de venda estimado de £ 4-6 milhões.
Girl With Balloon, que retrata uma criança pequena alcançando um balão vermelho em forma de coração, foi originalmente pintada em uma parede no leste de Londres e reproduzida infinitamente, tornando-se uma das imagens mais conhecidas de Banksy.
O artista ganhou destaque por meio de uma série de peças de grafite que apareceram em prédios de todo o país, marcadas por seus temas satíricos. A autodestruição foi um ápice, na longa história de declarações antiestablishment do artista.
Outros trabalhos icônicos incluíram a abertura de Dismaland, seu parque temático distópico no estilo Disneylândia em 2015, que ele descreveu como um “parque temático familiar impróprio para crianças”, e recentemente, sua saga A Great British Spraycation, uma série de murais espalhados pela costa da Inglaterra, em cidades como Lowestoft, Gorleston, Oulton Broad, Cromer e Great Yarmouth. O artista confirmou a autoria das obras através de um vídeo em seu perfil do Instagram.
Love is in the Bin estará em exibição pública em Londres, antes de partir em uma turnê global passando por Hong Kong, Taipei, Nova York e de volta para New Bond Street, onde vai a leilão no dia 14 de outubro.