São Francisco ganha um Instituto de Arte Contemporânea

0

Ali Gass, ex colaboradora do ICA San Jose e do Smart Museum of Art de Chicago, arrecadou US $ 2,5 milhões para iniciar a nova instituição, com inauguração prevista para 2022

Várias cidades, da Filadélfia à Los Angeles, têm seus institutos de arte contemporânea, ou ICAs, conhecidos por serem experimentais e ágeis e por não possuírem coleções permanentes. Agora São Francisco está ganhando um.

Ali Gass, no espaço que abrigará o ICA San Francisco. Ela será a diretora do novo museu.

Ali Gass, no espaço que abrigará o ICA San Francisco. Ela será a diretora do novo museu.

Ali Gass, ex-chefe do ICA San Jose e do Smart Museum of Art da Universidade de Chicago, arrecadou US $ 2,5 milhões para o Institute of Contemporary Art San Francisco, que será instalado em Dogpatch, destino cultural já conhecido na cidade, com diversos estúdios e galerias.

O plano é apoiar e exibir artistas emergentes da Bay Area, assim como projetos de artistas mais consagrados, com uma divisão meio a meio. Gass, que será a diretora, explicou que a justiça social faz parte do DNA do museu.

“Começar uma instituição do zero nos permite pensar profundamente sobre a arte contemporânea como uma ferramenta de navegação para questões locais e globais”, disse Gass, citando a extrema disparidade de riqueza em São Francisco como um exemplo de uma questão que os artistas poderiam explorar.

Os colecionadores de arte Andy e Deborah Rappaport, fundadores do complexo de galerias do Minnesota Street Project em Dogpatch, são os principais financiadores do ICA SF. Além de fazer uma doação de um milhão de dólares, eles também estão financiando 15 anos de aluguel do prédio do museu – um espaço de mais de mil metros quadrados.

Andy Rappaport é investidor do Vale do Silício. Outros doadores também têm esta relação com a tecnologia, incluindo o cofundador do Instagram Mike Krieger e sua esposa, Kaitlyn Trigger; Wayee Chu, sócio da Reach Capital, e seu marido, Ethan Beard; e o parceiro Kindred Ventures Kanyi Maqubela e sua esposa, Martha Muña. Um sinal de que este ICA já está operando de forma diferente dos grandes museus da cidade? Ele tem uma conta com o Giving Block para apoiadores que desejam fazer suas doações em bitcoin ou outra criptomoeda.

O museu planeja abrir ao público, gratuitamente, até o meados de 2022, com uma prévia do espaço em janeiro durante a Feira FOG Design + Arte.

Fonte: NY Times

Share.

Leave A Reply