National Gallery lança sua primeira mostra projetada para smartphones

0

Visitantes poderão explorar uma obra-prima do século 16 do pintor holandês Jan Gossaert

A National Gallery, em Londres, oferece sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma obra-prima holandesa do século 16 que conta a história do nascimento de Jesus.

“A Adoração dos Reis”, de Jan Gossaert, fazia parte de uma exposição inaugurada em dezembro passado, fechada para visitação depois de uma semana de abertura, em função da pandemia. Quase ninguém viu, o que motivou sua reinvenção como a primeira experiência da National Gallery destinada a usuários de telefones celulares.

Jan Gossaert 001.jpg

A exposição, e agora a versão online, foram criadas como parte do programa de inovação da galeria. Emma McFarland, que lidera o programa, disse que a experiência móvel é um experimento.

“Nosso objetivo por meio do programa de inovação é criar experiências agradáveis ​​e significativas que envolvam públicos novos e mais diversos com a coleção, de maneiras diferentes, colocando nossos visitantes no centro do processo de design”.

A pintura é, tradicionalmente, mais uma experiência de Natal do que de Páscoa, mostrando reis, cortesões, pastores, animais e anjos chegando para adorar o menino Cristo que está sentado no colo de sua mãe em um palácio em ruínas e decadente.

A experiência móvel, que permite a ampliação de detalhes da obra, inclui seis poemas na voz de Balthasar. O rei negro é retratado à esquerda de Maria, segurando a mirra, vestindo uma túnica vermelha forrada de pele de lince e botas de couro tão fino que é possível ver seus dedos do seu pé. Os poemas foram escritos e dublados pela poetisa Theresa Lola.

Tal como aconteceu com a exposição original, o objetivo, disse a galeria, foi reunir som, imagens, poesia e interação “para explorar os temas da ruptura, transformação e renovação” na perspetiva de Balthasar.

A pintura é uma das grandes obras do renascimento feita por Gossaert entre cerca de 1510 e 1515. Está na coleção da galeria desde 1911, vendida pela viúva do nono conde de Carlisle por menos do que seu valor de mercado. Ela continua sendo um dos cartões de Natal mais populares da galeria.

A exposição Sensing the Unseen: Step into Gossaert’s Adoration, fechada em dezembro, foi reprogramada para acontecer entre 17 de maio e 13 de junho. Sua versão online pode ser acessada neste link.

Fonte: The Guardian

Share.

Leave A Reply