Ataques misteriosos vandalizam obras de arte em museus de Berlim

0

Entre os objetos vandalizados com uma substância oleosa estão pinturas do século 19, sarcófagos egípcios antigos e esculturas de pedra

Semanas após sua descoberta, um caso surpreendente de vandalismo nos museus mais populares de Berlim permanece sem uma explicação ou suspeitos. No último dia 20, autoridades alemãs divulgaram detalhes que confirmam os relatos da mídia local de que mais de 70 obras de arte e artefatos na Ilha dos Museus de Berlim – que inclui o Museu Pergamon, o Museu Neues e a Alte Nationalgalerie – foram pulverizados com uma substância oleosa.

Carsten Fröhlich, chefe do Senado para delitos de propriedade no Escritório Estadual de Polícia Criminal, disse que seu escritório permaneceu em silêncio sobre o assunto para que os investigadores pudessem informar em particular os credores sobre as obras vandalizadas do crime e “determinar a extensão dos danos à propriedade. ” Ele acrescentou que o número e o tamanho dos museus envolvidos são fatores complicadores da investigação.

“Até o momento, ainda não podemos determinar quando o dano à propriedade realmente ocorreu”, disse ele, embora a polícia tenha contatado visitantes que compraram ingressos para museus no suposto dia do ataque para obter informações.

Os meios de comunicação alemães, incluindo Der Tagesspiegel e rádio Deutschlandfunk, relataram que o vandalismo foi cometido em 3 de outubro, feriado nacional que comemora a reunificação da Alemanha Oriental e Ocidental em 1990. A importância do crime cometido nesta data alimentou especulações sobre se o ato teve motivação política.

O dia 3 de outubro também foi o primeiro dia em que o centro cultural suspendeu o lockdown, que estava em vigor desde março.

Através de uma nota, a ministra de Estado da cultura da Alemanha, Monika Grütters, disse que o crime foi “dirigido contra as formas de expressão artística, contra o patrimônio cultural de todos nós, contra as formas civis de debate e, portanto, contra os princípios da nossa autoimagem democrática”.

Dezenas de artefatos antigos na Alemanha foram danificados. Fotos / Yahoo

Dezenas de artefatos antigos na Alemanha foram danificados. Fotos / Yahoo

Entre os objetos vandalizados com uma misteriosa substância oleosa estão pinturas do século 19, sarcófagos egípcios antigos e esculturas de pedra. O líquido deixou manchas visíveis nas peças. O crime foi “um dos ataques mais extensos a obras de arte e antiguidades na história da Alemanha do pós-guerra”, escreveu Die Zeit.

Os cinco museus que compõem a Ilha dos Museus, no centro histórico de Berlim, foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999. Hoje, o complexo está entre as instituições culturais mais visitadas do país. O Museu Pergamon, que completou 90 anos este ano, atraiu cerca de 1 milhão de visitantes em 2019.

Na esteira do incidente de outubro, Grütters disse que os Museus do Estado de Berlim devem reavaliar suas medidas de segurança. “Deve ser esclarecido como tantos danos poderiam ter passado despercebidos e como tais ataques devem ser evitados no futuro”, disse ela.

Share.

Leave A Reply