A coleção de arte do Palácio de Buckingham será exibida na galeria pela primeira vez

0

Obras-primas de Rembrandt, Van Dyck e Canaletto serão exibidas na Queen’s Gallery enquanto o palácio é reformado

Obras de Rembrandt, Rubens, Ticiano, Vermeer, Van Dyck, Canaletto e outros permaneceram nas paredes de uma das salas do Palácio de Buckingham por dois séculos, admiradas pelos convidados nas recepções e outros visitantes, que passaram por ali durante a abertura anual de verão.

Agora, esta que é uma das coleções de arte mais espetaculares do mundo será exibida em uma galeria pela primeira vez – já que a reforma da fiação e encanamento do palácio exige que as obras sejam removidas temporariamente. No total, 65 peças de arte farão a curta jornada até a Queen’s Gallery para uma exposição de um ano.

The Music Lesson, Vermer (1662–1665)

The Music Lesson, Johannes Vermer (1662–1665)

A partir de dezembro, os visitantes poderão apreciar uma das únicas 35 pinturas de Vermeer no mundo – The Music Lesson. Haverá também dois Rembrandts extraordinários, incluindo um que há muito se diz ser a pintura favorita da Rainha: The Shipbuilder and his Wife (1633).

“É uma pintura absolutamente espetacular”, disse  Desmond Shawe-Taylor, Surveyor of the Queen’s Pictures. “Não apenas por causa do efeito de luz e realismo… o corpo das duas figuras idosas é representado com um realismo extraordinário e palpável. Mas também é uma representação muito terna, quase cômica, de um relacionamento entre marido e mulher, por isso tem um toque muito moderno”.

Cerca de metade das pinturas foram adquiridas por Jorge IV, um monarca geralmente lembrado como pouco inteligente e que gastava muito dinheiro, mas também alguém que tinha um bom olho e paixão pela arte.

Foi George quem contratou o arquiteto John Nash para transformar a Buckingham House na principal residência real na década de 1820. Parte do esquema foi a criação de uma galeria de fotos para mostrar as pinturas do rei.

A mostra de 2021 será a primeiro. “De certa forma, somos obrigados a fazer isso”, disse Shawe-Taylor. “Precisamos tirá-los da galeria de fotos para a reforma”.

As obras-primas do Palácio de Buckingham poderão ser vistas na estão na Queen’s Gallery entre 4 de dezembro de 2020 a janeiro de 2022.

Share.

Leave A Reply