Depois de adiada para setembro, edição suíça da Art Basel é cancelada

0

A decisão de cancelar a mostra foi tomada após uma consulta minuciosa com galeristas, colecionadores, parceiros e especialistas externos da Art Basel

O calendário internacional de arte, afetado pela pandemia do coronavírus, sofreu com mais um cancelamento: a maior feira de arte do mundo anunciou o cancelamento de sua edição de 2020. A edição da Art Basel na Suíça – um dos três eventos realizados anualmente pela gigante da feira de arte – foi cancelada em meio a uma crescente incerteza. Este ano marcaria o seu 50º aniversário.

No início deste ano, a Art Basel transferiu sua edição de junho para meados de setembro. O evento com salas de visualização online ainda ocorrerá conforme o planejado, de 19 a 26 de junho, com dias de pré-visualização de 17 a 19 de junho. A próxima edição presencial da feira está agendada para junho de 2021.



Em comunicado, a Art Basel explicou que preferiu cancelar a feira por conta dos “riscos fundamentais de saúde e segurança relacionados à pandemia, riscos financeiros para expositores e parceiros, impedimentos contínuos às viagens internacionais e o fato de que a regulamentação para eventos de grande escala ainda não foi finalizada pelo Conselho Federal Suíço”. A feira, que normalmente reúne cerca de 300 expositores, é considerada um dos principais eventos de arte a cada ano.

“Temos plena consciência de que as nossas galerias estão enfrentando desafios sem precedentes e dificuldades econômicas, e esperávamos fervorosamente apoiar a recuperação do mercado de arte com uma feira de sucesso em setembro”, disse Marc Spiegler, diretor global da Art Basel. “Infelizmente, as incertezas que enfrentamos permanecem muito altas. Portanto, o melhor caminho a seguir para a Art Basel é concentrar-se em (…) apoiar as galerias, desenvolvendo ainda mais as nossas plataformas digitais”.

Share.

Leave A Reply