Lançamento da Frieze Viewing Room exibirá obras da Frieze New York 2020

0

Utilizando a tecnologia de realidade aumentada (AR), a Frieze Viewing Room oferece aos usuários a possibilidade de visualizar obras de arte em seus próprios locais

A Frieze revelou detalhes do lançamento da Frieze Viewing Room, uma nova e ambiciosa iniciativa digital que será lançada com uma edição online do Frieze New York. O aplicativo móvel e a plataforma online estarão em exibição entre os dias 8 e 15 de maio de 2020, com um preview (através de convites) nos dias 6 e 7 de maio, oferecendo aos visitantes a oportunidade de entrar em mais de 200 espaços de salas de visualização virtual. Frieze Viewing Room baseia-se no compromisso de longa data da Frieze em expandir e diversificar seu público, conectando galerias, artistas, curadores e colecionadores de todo o mundo.

Nesta primeira edição, a Frieze Viewing Room exibirá uma seleção extraordinária de obras de arte, desde artistas emergentes até figuras pioneiras do século XX. Com o uso da tecnologia de realidade aumentada (AR), a Viewing Room oferecerá aos usuários a possibilidade de visualizar as obras de arte, como pinturas ou fotografias, em escala real e em suas próprias paredes.

Launching Frieze Viewing Room | Frieze

O empreendimento apresentará obras de arte que seriam exibidas durante a Frieze New York 2020, assim como as versões digitais das seções com curadoria da feira:

  • Spotlight é uma mostra de exposições individuais, com obras de figuras pioneiras do século XX, com curadoria de Laura Hoptman (diretora executiva do Drawing Center, Nova York);
  • Frame é dedicada a projetos individuais de artistas, apresentados por galerias emergentes que estão em atividade há 10 anos ou menos e, pela primeira vez, é supervisionada por Laura McLean-Ferris (Instituto Suíço, Nova York) e a galerista Olivia Barrett (Château Shatto, Los Angeles).
  • Focus é dedicado a expositores que operam há 15 anos ou menos e cujos programas representam a vanguarda da arte contemporânea.
  • Diálogos celebra os artistas latino-americanos. Rodrigo Moura (Curador Chefe, El Museo del Barrio, Nova York) se junta aos curadores Patrick Charpenel (Diretor, El Museo del Barrio, Nova York) e Susanna V. Temkin (Curadora, El Museo del Barrio, Nova York) à frente deste setor.
  • Chicago Tribute é uma homenagem às artistas pioneiras de Chicago, comemorando o 100º aniversário da ratificação do direito de voto das mulheres. Com curadoria de Julie Rodrigues Widholm (diretora e curadora-chefe do DePaul Art Museum), que foi recentemente nomeada ‘Chicagoan of the Year’ pelo Chicago Tribune.

Loring Randolph, diretora da Frieze New York, disse: ‘Estamos entusiasmados por apresentar a primeira edição do Frieze Viewing Room com a Frieze New York 2020. Estava planejado que essa iniciativa seria lançada ao lado da edição deste ano da Frieze New York e, nas circunstâncias atuais, o lançamento se tornou ainda mais oportuno. Os visitantes da plataforma encontrarão a emocionante programação deste ano, incluindo as seções que destacam artistas de ascendência latina, artistas femininas de Chicago e as apresentações com curadoria de Collective Design e Acute Art. Embora a Viewing Room nunca possa substituir as conexões significativas que surgem por estarmos fisicamente juntos ou por experimentar pessoalmente uma obra de arte, espero que esta versão digital da Frieze New York inspire nossa comunidade a se unir da mesma maneira que nossa feira – em apoio a artistas, galerias e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo’.

As galerias poderão adicionar até 30 obras de arte ao seu espaço digital na Frieze Viewing Room, junto com vídeo e texto, para compartilhar informações sobre seus trabalhos e artistas em destaque. Cada trabalho bidimensional de parede apresentado na plataforma pode ser visualizado em escala, na sala de visualização virtual, com detalhes em tela cheia. Obras tridimensionais, incluindo esculturas e instalações, poderão ser vistas como imagens ou vídeos onde o espectador se ‘move’ em torno de cada uma delas. As obras de arte em vídeo também poderão ser exibidas. Os visitantes poderão procurar obras por artista, preço, mídia, galeria e seção, entre outros campos, e navegar pelas galerias de imagens e vídeos de alta resolução, para aprender mais sobre cada peça ou artista e fazer perguntas diretamente para a galeria.

O cadastro para explorar a Frieze Viewing Room é gratuito e aberto a todos. Mais detalhes serão anunciados em breve.

Share.

Leave A Reply