Frieze London instala seu primeiro trabalho de realidade aumentada

0

Placas de gelo vão pairar sobre o Regent’s Park, visíveis apenas através de aplicativo mobile

Os amantes da arte contemporânea podem se divertir ao rastrear esculturas cintilantes e instigantes em um parque de Londres. Isso porque a feira de arte Frieze London instalou sua primeira obra de arte de realidade aumentada. “Sem frete, sem custos de instalação”, disse sua diretora, Victoria Siddall. “Para nós, é interessante poder testar os limites do que a escultura pode ser”.

Desde o dia 17 de setembro, os visitantes do Regent’s Park podem rastrear grandes placas de gelo suspensas, que são obras de arte do artista sul-coreano Koo Jeong A. Elas só podem ser vistas através de um aplicativo, que pode ser instalado em qualquer smartphone.

Daniel Birnbaum, diretor da Acute Art, que comissionou o artista, disse que três edições da obra foram colocadas ao redor do parque. “Parece tão realista quanto a escultura ao lado. Se você tirar uma foto ou enviar para seus amigos, eles não poderão dizer se é real ou virtual”, afirmou.



O trabalho, intitulado “density”, é divertido e filosoficamente interessante, disse ele. “Gosto do fato de estarmos introduzindo esse objeto, essa entidade, nos ambientes mais convencionais e clássicos – um parque real com estátuas”.

A Acute Art é como uma versão contemporânea da organização Experiments in Art and Technology da década de 1960, que incentivou colaborações entre artistas como Robert Rauschenberg e John Cage e engenheiros.

“A missão deles”, disse Birnbaum, “era ver o que acontece se os artistas mais importantes da época tivessem acesso a novas ferramentas tecnológicas para fazer coisas que não seriam capazes”.
A Acute Art dá aos artistas acesso à realidade virtual e aumentada, uma área ainda na “idade da pedra”, acrescentou, mas as coisas estão mudando rapidamente.

A obra de arte de realidade aumentada foi apresentada antes do início das Frieze London e Frieze Masters, que acontecem no Regent’s Park de 3 a 6 de outubro.

A edição de 2019 será a feira mais global de todos os tempos, disse Siddall. “Temos galerias de 35 países de todo o mundo; estamos recebendo novas galerias das Filipinas, América Latina e Ásia – como uma celebração de Londres e como a cidade é acolhedora e internacional”.

Share.

Leave A Reply