Banksy é o pintor favorito de todos os tempos entre os ingleses

0

“Esse status é merecido?”, questiona o jornal inglês The Guardian. O artista anônimo não é Rembrandt – mas uma pesquisa mostra que a “alta arte” afasta o público mais do que qualquer outra forma cultural

O antropólogo Marcel Mauss acreditava que o ato de presentear está no centro da interação humana. Ele poderia ter previsto o sucesso de Banksy como prova, pois Banksy não é nada além de doação. Você nunca sabe quando ele pode deixar um mural em uma parede de garagem no sul do País de Gales ou em apoio a grupos de refugiados. E como Mauss previu, esses dons são retribuídos – neste caso, com um amor que excede todo entendimento. Não significa apenas que que ele seja mais popular que Damien Hirst ou Grayson Perry. De acordo com uma pesquisa, o artista de rua anônimo é “o pintor favorito dos britânicos de todos os tempos”, batendo grandes nomes como Leonardo da Vinci, Vincent van Gogh, Rembrandt e Monet.

A votação diz mais sobre nós do que sobre estes artistas mortos. Uma comparação significativa entre Banksy e Van Gogh só pode ser feita daqui a um século, quando ele fizer parte da história. Suas obras vão durar como as de Van Gogh? Esse é o único teste de grandeza na arte. E é improvável que Banksy se encontre simplesmente porque sua arte é tão pontiaguda e atual. Em 100 anos, seu colete de bandeira de união usado por Stormzy em Glastonbury será algo mais do que uma relíquia da história pop? Parece improvável. Mas você pode olhar para o retrato de Rembrandt de sua amante, Hendrickje Stoffels, e seus olhos perfuram sua alma, mais de 300 anos após a morte do artista e do modelo.

O mistério é por que isso precisa ser dito. Nós separamos, o tempo todo, entre o que funciona agora para nós e o que constitui um monumento duradouro da humanidade. Eu realmente gosto de Stranger Things, mas você riria se eu alegasse que os Duffer Brothers são dramaturgos maiores do que Sófocles. No entanto, de alguma forma, não é razoável afirmar que as imagens planas e cruas de Banksy, que levam um segundo para serem assimiladas, são obras de arte mais ricas e mais satisfatórias que um desenho infinitamente sutil de Leonardo.



O que essa pesquisa realmente nos diz é que a “alta arte” afasta o público mais do que outras formas culturais. Multidões proferem as palavras de Shakespeare ao redor do globo. Mas os museus de arte e os “especialistas” são terríveis no que se refere à comunicação do poder humano da arte. Do Antiques Roadshow à Sotheby’s, muitas falas parecem motivadas pelo dinheiro acima de tudo. Até mesmo Leonardo está contaminado com a loucura da especulação, com seu Salvator Mundi estabelecendo um recorde mundial em leilão.

E então vem um artista que aciona um triturador oculto e destrói sua própria arte, que acabara de ser vendida em um leilão, diante dos olhos do mundo das artes. Banksy não é Rembrandt, mas você tem que amá-lo.

Via The Guardian

Share.

Leave A Reply