Rubell Museum, em Miami, anuncia inauguração de nova sede em dezembro

0

Além da mudança do nome, que deixa de ser Rubell Family Collection, o novo espaço conta com 10 mil m² e permitirá a ampliação de exposições longas e especiais, extraídas da coleção

A família Rubell revelou que moverá sua coleção de arte contemporânea de 7.200 obras, de mais de mil artistas, para um novo edifício no bairro de Allapattah, em Miami.

A arte tornou-se a paixão de Don e Mera Rubell e, desde a primeira aquisição em 1965, eles construíram uma das coleções mais significativas e de maior alcance da arte contemporânea no mundo, abrangendo agora 7.200 trabalhos de mais de 1.000 artistas – e ainda em crescimento. A coleção se destaca pela diversidade e distribuição geográfica dos artistas representados dentro dela, e a profundidade de suas participações de artistas seminais. Em 1993, sua paixão tornou-se sua missão, com a inauguração da Rubell Family Collection / Contemporary Art Foundation no bairro Wynwood de Miami, que foi pioneira em um novo modelo de compartilhamento de coleções privadas com o público e estimulou o desenvolvimento do bairro como um dos principais distritos de arte e design nos EUA.

Obras de Jonathan Lyndon Chase, aquisições recentes da Coleção Rubell

Obras de Jonathan Lyndon Chase, aquisições recentes da Coleção Rubell

Desde o início, os Rubells se concentraram em encontrar artistas no início de suas carreiras e aqueles que foram negligenciados. Eles estiveram entre os primeiros a adquirir trabalhos de renomados artistas contemporâneos, apoiando-os em um momento crítico de suas carreiras, incluindo Jean-Michel Basquiat, Cecily Brown, Keith Haring, Rashid Johnson, Hayv Kahraman, Koons Jeff, William Kentridge, Yoshitomo Nara, Cindy Sherman e Mickalene Thomas, entre outros.

Eles colecionam a partir de visitas a estúdios, espaços de arte, feiras, galerias, bienais e museus, além de conversas com artistas, curadores e galeristas. Se o trabalho os agarra, eles se aprofundam – conduzindo pesquisas intensivas e conversando extensivamente antes de recebê-los em sua coleção. O resultado é uma coleção maravilhosamente expansiva e profunda, que revela ressonâncias e dissonâncias.

The Fertile Blue, 2018, de Trulee hall, uma das aquisições recentes da Coleção Rubell

The Fertile Blue, 2018, de Trulee hall, uma das aquisições recentes da Coleção Rubell

A mudança para o número 1100 da Northwest Twenty-Third Street, em Allapattah, permitirá que os Rubells exibam mais de seus trabalhos nos 5 mil m² de espaço expositivo. Sessenta e cinco por cento das galerias será dedicado a instalações de longo prazo e as demais áreas serão ocupadas por exposições especiais. A maior parte do novo edíficio, renomeado como Museu Rubell, será acessível ao público.

Instalado em um antigo armazém industrial, o museu foi projetado pela Selldorf Architects e também incluirá uma biblioteca de pesquisa de arte contendo 40.000 volumes, uma loja e um restaurante. A instituição será liderada por Juan Roselione-Valadez, que trabalhou com os Rubells por mais de duas décadas. A abertura do museu, no dia 4 de dezembro, coincidirá com a Art Basel Miami Beach.

Share.

Leave A Reply