Art Basel vende sua participação na Art Düsseldorf para Sandy Angus e Tim Etchells

0

Os proprietários de Taipei Dangdai e outras grandes feiras asiáticas querem expandir para a Europa

O MCH Group, controlador da Art Basel, vendeu sua participação de 25,1% na Art Düsseldorf aos empresários Sandy Angus e Tim Etchells. A dupla, que fundou a Art HK e também possui participações nas Taipei Dangdai, India Art Fair, Art Central Hong Kong e Photofairs Shanghai, pode trazer, no futuro, um afluxo de colecionadores e comerciantes de arte do eixo Ásia-Pacífico para a feira alemã.

A venda para Angus e Etchells – sob suas respectivas empresas, Angus Montgomery (HK) Ltd e TFI Ltd – foi dividida igualmente. A Angus também adquiriu mais 15% dos atuais proprietários majoritários da Art Düsseldorf, Walter Gehlen e Andreas Lohaus. Nenhum valor da transação foi divulgado.

“Fui à primeira Art Düsseldorf e amei o que vi”, disse Angus ao artnet News. “É um ótimo local e Düsseldorf tem laços culturais muito fortes com museus e outras organizações por toda a Alemanha. Estou muito impressionado com a qualidade e a sensação de que é uma feira de arte contemporânea”, disse ele, acrescentando que as vendas reportadas também foram substanciosas.

Local onde acontece a Art Düsseldorf, na Areal Böhler

Local onde acontece a Art Düsseldorf, na Areal Böhler

A propriedade da feira agora está dividida igualmente entre quatro acionistas. Ao ser questionado se há mudanças que ele gostaria de implementar, Angus disse que quer atrair mais patrocínio e aumentar a visitação. “Temos uma boa reputação por entregar visitantes – não necessariamente compradores ou colecionadores – mas grandes multidões para convencê-los de que isso é algo para jovens e aspirantes a colecionadores”, disse ele. Düsseldorf marca sua primeira feira européia.



Angus disse ao jornal “Art Newspaper” que, embora as inscrições já estejam em andamento para a terceira edição da feira (que acontece de 15 a 17 de novembro), os organizadores podem deixar um ou dois espaços para galerias asiáticas. A esperança é que a parceria encoraje as galerias e colecionadores alemães a participar das feiras asiáticas de Angus e Etchells, e vice-versa. A Angus também se comprometeu a estar mais envolvida nas operações da feira do que a MCH, que adotou uma abordagem relativamente distante.

A MCH, que opera as feiras da Art Basel em Basel, Miami e Hong Kong, tomou uma decisão de curta duração de perseguir um portfólio de feiras de arte regionais em 2016. O conglomerado suíço disse que estava expandindo suas participações em feiras incluindo a Art SG, nova feira em Cingapura, a India Art Fair e a já mencionada feira de Düsseldorf. Também acrescentou a Masterpiece London à sua lista.

No final do ano passado, porém, a MCH reverteu abruptamente o curso, anunciando “uma profunda transformação” e reduzindo drasticamente suas ambições “para a necessária estabilização da empresa”. A MCH retirou-se da Art SG e está procurando um comprador para sua participação na Índia Art Fair. Angus está atualmente fazendo uma oferta para esta última feira, da qual atualmente é o co-proprietário. A MCH manteve sua participação na Masterpiece.

Angus e Etchells “são bem conhecidos e comprometidos com o mercado internacional de feiras e arte”, disse a MCH em um comunicado. “Estamos muito satisfeitos que, com eles, tenhamos encontrado dois novos parceiros extremamente competentes para a Art Düsseldorf”, acrescentou o membro do conselho Hans-Kristian Hoejsgaard.

Via ArtNet News

Share.

Leave A Reply