Controle de multidões: Louvre se prepara para exposição blockbuster de Da Vinci

0

Prevendo atrair um número recorde de público, o museu fará reservas online de ingressos para gerenciar o fluxo de visitantes

O Louvre está se preparando para um número sem precedentes de espectadores para a mostra dedicada a Leonardo da Vinci. Além do fato de que 2019 marca o aniversário de 500 anos da morte do artista, a exposição é o resultado de mais de uma década de trabalho, incluindo novos exames científicos e trabalhos de conservação de várias das pinturas mais famosas do Louvre.

Para aliviar a superlotação, o museu está implementando uma política de emissão temporizada de bilhetes que “permitirá gerenciar o fluxo de visitantes e impedi-los de fazer fila”, disse o diretor-executivo do Louvre, Jean-Luc Martinez, ao The Art Newspaper. As reservas serão “principalmente on-line” e obrigatórias para todos os visitantes, incluindo os 40% que entram no museu gratuitamente. Isso inclui visitantes com menos de 18 anos, residentes da European Economic Area com menos de 26 anos, pessoas à procura de emprego, deficientes e jornalistas.

A decisão veio depois que o número de visitantes do Louvre ultrapassou 10 milhões no ano passado, confirmando mais uma vez seu posto de museu mais frequentado do planeta. “Nenhum outro museu no mundo alcançou esse número”, disse Martinez ao The Art Newspaper. Entre 25.000 e 50.000 pessoas visitam o museu todos os dias.

Leonardo da Vinci, Portrait de femme, dit La Belle Ferronnière(1490). Paris, Musée du Louvre. © RMN-Grand Palais (musÈe du Louvre) / Michel Urtado.

Leonardo da Vinci, Portrait de femme, dit La Belle Ferronnière(1490). Paris, Musée du Louvre. © RMN-Grand Palais (musÈe du Louvre) / Michel Urtado

O Louvre, que tem a maior coleção de pinturas de Leonardo da Vinci do mundo, além de 22 desenhos, aproveita a oportunidade, neste ano de comemorações, de reunir o maior número possível de obras do artista em torno das cinco obras-primas (A Virgem dos Rochedos, La Belle Ferronnière, Mona Lisa, São João Batista e Santa Ana) em suas coleções.

O plano é colocar as pinturas ao lado de uma grande variedade de desenhos e de um pequeno, mas significativo, grupo de pinturas e esculturas do círculo do mestre.

“Leonardo da Vinci” acontece no Louvre entre 24 de outubro de 2019 e 24 de fevereiro de 2020.

Share.

Leave A Reply