Frieze Los Angeles anuncia projetos site-specific para sua primeira feira na Costa Oeste

0

Set de filmagem que simula as ruas de Nova York vai abrigar as obras criadas sob demanda

A primeira Frieze Los Angeles (de 14 a 17 de fevereiro) aproveitará ao máximo sua sede – os estúdios da Paramount Pictures – usando o backlot de filmagens que retrata, de modo confuso, as ruas de Nova York, para uma edição imersiva e perturbadora da Frieze Projects.

Cerca de 12 artistas locais e internacionais foram convidados a criar obras site-specific, desde instalações até escultura e performance, que serão espalhadas pelas ruas e prédios e dentro dos interiores do set que simula a cidade de Nova York – familiar e já vista em inúmeros filmes e programas de TV.

Até agora, a lista conta com nomes como Lisa Anne Auerbach, Sara Cain, Catharine Czudej, Karon Davis, Cayetano Ferrer, Hannah Greely, Trulee Hall, Barbara Kruger, Paul McCarthy, Kori Newkirk e Tino Sehgal.

Paul McCarthy é um dos artistas convidados para criar uma obra específica para esta edição da feira

Paul McCarthy é um dos artistas convidados para criar uma obra específica para esta edição da feira

Em um comunicado, Ali Subotnick, curador do Frieze Projects for L.A., disse que convidou “artistas que vivem, trabalham ou têm histórias com a cidade para desenvolver projetos que respondam ao local e contexto não tradicionais da feira. Ao contrário da maioria das feiras e exposições que acontecem em parques, tendas ou espaços brancos tradicionais, elas serão forçadas a lidar com uma terra de faz-de-conta, construída para ser vista no cinema. Cada artista abraçou a oportunidade e o desafio, e os resultados são muitas vezes mágicos e sobrenaturais, surrealistas e hiper-reais, mas nunca entediantes”.

Esculturas, instalações e performances se concentrarão na artificialidade e na realidade, e estarão situadas em espaços interiores e exteriores que figuram em filmes e programas de televisão. Entre os trabalhos, haverá uma instalação de pintura e uma nova peça de vitrais de Sarah Cain; esculturas evocando violência nas escolas por Karon Davis; e uma monumental peça inflável de Paul McCarthy. Lisa Anne Auerbach apresentará sessões individuais de aconselhamento sobre colecionismo e criatividade com um “Assessor de Arte Psíquica”.

Bettina Korek, diretora executiva da Frieze Los Angeles, disse: “A Frieze Projects levará os visitantes a considerar o papel central da arte dentro de um cenário cultural maior, com base na história da Frieze de criar experiências que envolvam os visitantes no diálogo, debate e descoberta”.

Share.

Leave A Reply