Royal Academy anuncia programação de 2019 com três titãs da arte contemporânea britânica

0

Bill Viola, Phylidia Barlow e Antony Gormley são as estrelas da programação da academia britânica

A partir de janeiro de 2019, a Royal Academy of Arts vai apresentar os trabalhos do Acadêmico Honorário Bill Viola, videoartista pioneiro, ao lado de desenhos de Michelangelo (1475-1564). Embora tenham trabalhado separados por cinco séculos e em suportes radicalmente diferentes, esses artistas compartilham uma profunda preocupação com a natureza da experiência e da existência humanas.

Bill Viola / Michelangelo criará uma troca artística entre esses dois artistas e será uma oportunidade única para ver obras importantes da longa carreira de Viola e alguns dos maiores desenhos de Michelangelo, juntos pela primeira vez. Será a primeira exposição na Royal Academy amplamente dedicada à videoarte e foi organizada em parceria com a Royal Collection Trust. A exposição será composta por 12 grandes instalações de vídeo da Viola, de 1977 a 2013, exibidas ao lado de 15 obras de Michelangelo. Estas obras incluem 14 desenhos altamente acabados, considerados o ponto alto do desenho do Renascimento, bem como o “Taddei Tondo” da Royal Academy.

Bill Viola / Michelangelo. Galerias principais, entre 26 de janeiro e 31 de março de 2019

Phyllida Barlow, Acadêmica Real, transformará as Galerias Gabrielle Jungels-Winkler, recentemente inauguradas pela RA, com uma série de instalações em grande escala que se espalharão pelas três galerias clássicas, interrogando os espaços e desafiando nossa percepção da arquitetura.

Ao longo de sua longa carreira, Barlow tem direcionado consistentemente seu foco para longe da permanência formal da tradição escultural – evitando noções do monumento e do monumental. Ao empregar materiais muito distantes daqueles associados às tradições da escultura, seu trabalho é desvinculado do passado e da dependência de suportes pesados e intransigentes. Utilizando materiais cotidianos de baixo custo para construir seu trabalho, ela adapta, pinta, junta e desmonta para criar suas instalações esculturais.

Phyllida Barlow, nas galerias Gabrielle Jungels-Winkler, de 23 de fevereiro a 23 de junho de 2019

Royal-Academy-new-season

E então, no segundo semestre de 2019, a RA apresentará uma exposição individual do escultor britânico internacionalmente aclamado Antony Gormley, um dos mais significativos do Reino Unido. A exposição reunirá novas e importantes obras novas especialmente concebidas para a ocasião, desde desenhos e esculturas até instalações expansivas e imersivas.

Gormley vê a exposição como um “local de teste” para engajar os sentidos, empregando escala, escuridão e luz, usando materiais elementares, orgânicos e industriais. As obras confrontarão a arquitetura Beaux-Arts, criando uma série de encontros distintos que se reunirão como uma experiência coletiva. Será um resumo da preocupação duradoura de Gormley com o espaço escuro do corpo e a relação do corpo com o ambiente: o corpo como espaço e o corpo no espaço. Esta exposição seguirá a tradição da Royal Academy de celebrar seus Acadêmicos Reais, dando continuidade a uma série de programas que já exibiram alguns dos mais importantes artistas vivos, incluindo David Hockney e Anselm Kiefer.

 

Antony Gormley, Galerias Principais, de 21 de setembro a 3 de dezembro de 2019

[ Via FAD Magazine ]

Share.

Leave A Reply