Top 10: instalações de arte ao ar livre, pelos leitores do The Guardian

0

O jornal The Guardian publicou uma lista com as dez obras de arte pública mais indicadas pelos seus leitores

Até mesmo uma paisagem ou cidade inesquecível são elevadas a outro nível quando apresentam uma obras de arte ao ar livre de tirar o fôlego. A seguir, o Top 10 indicado pelos leitores do The Guardian:

Dica vencedora: Gibbs Farm Sculpture Park, Nova Zelândia

I heard that … escultura gigante na Gibbs Farm

Não apenas uma obra, mas uma coleção delas, faz o Gibbs Farm Sculpture Park, próximo a Auckland, Nova Zelândia, ganhar este destaque – tanto pelo seu tamanho quanto pelas obras de artistas internacionais que abriga. Entre elas, o deslumbrante trabalho de Eric Orr, “Electrum”, que lança raios; a estrutura de trompete vermelho de Anish Kapoor, chamada “Dismemberment”; e a “Jacob’s Ladder” em aço inoxidável, de Gerry Judah, que parece mudar de acordo com a luz, às vezes parecendo fumaça ondulante, outras vezes um tufão saído do Mágico de Oz.

Inside Australia, Lake Ballard, Austrália Ocidental

A algumas horas de carro ao norte de Kalgoorlie, nos campos de ouro do oeste da Austrália, fica Lake Ballard. O caminho leva você a passar por cidades abandonadas da corrida do ouro do início de 1900 e as sepulturas dos primeiros colonos. Lá, no que parece o meio do nada, há uma instalação espetacular de estátuas de Antony Gormley, chamada Inside Australia. As estátuas parecem aparecer como se estivessem saindo do lago salgado seco. Ao se aproximar de uma estátua, outras aparecem à distância, brilhando na névoa de calor. O lugar é enorme e as estátuas, pungentes. Os melhores horários para visitação são pela manhã, bem cedo, ou no fim da tarde, já que as temperaturas podem ultrapassar os 40ºC.

Naoshima, Japão

A ilha Naoshima, no Mar Seto do Japão, é um paraíso para os amantes da arte moderna. Para apreciar a sua bela serenidade, é melhor percorrê-la a pé ou de bicicleta. Das muitas instalações, as do Art House Project são inesquecíveis: você vagueia pela pacata e tradicional cidade portuária de Honsha e se depara com um edifício despretensioso que, ao entrar, recompensa com uma instalação imponente.

Storm King Art Center, em Mountainville, Nova York

Storm King é um espetacular museu ao ar livre em 500 hectares de campos, florestas e prados. Há tantas esculturas incríveis espalhadas por quilômetros de paisagem que seria necessária mais de uma viagem para ver tudo.

Murais de Angoulême, França

Angoulême, uma antiga cidade fortificada em um platô com vista para o rio Charente, é um centro de fabricação de papel e impressão desde o século XIV. Mais recentemente, a cidade adotou histórias em quadrinhos e imagens, com o International Comic Strip Festival (24-27 de janeiro de 2019). A cidade também incentivou a Cité de Création, uma associação de pintores murais para decorar paredes ao redor da cidade. Existem agora mais de 20 murais, de desenhos animados a trompe l’oeils, que podem ser vistos através da Painted Wall Trail.

Shall we dance?, Oslo

Em uma rua tranquila, perto do porto de Oslo, a calçada é pintada em um ziguezague de faixas brancas com blocos coloridos entrelaçados, com um alto-falante amarelo instalado. Os visitantes são convidados a conectar seu telefone ao ponto de acesso Wi-Fi local para reproduzir músicas para dançar. É uma ideia simples, mas visitantes e moradores locais adoram a ideia!

A “irmã feia” da sereia, em Copenhagen

A uma curta caminhada da estátua da Pequena Sereia em Copenhague está Paradise Genetically Altered, a irmã mais ousada e menos romântica da famosa ninfa da água , com seu pescoço retorcido e membros divididos desproporcionais. O escultor Bjørn Nørgaard instalou este espelho deformado da sereia original em 2006, ao lado de um pequeno parque de estatuas com mais de seu trabalho. Fuja das multidões e passe algum tempo contemplando a beleza grotesca da estátua.

Mastaba, Hyde Park, Londres

Mastaba pode ser vista das margens do Serpentine, no Hyde Park. Sua coleção multicolorida de barris brilha ao sol e, em uma inspeção mais próxima, seu tamanho e forma são impressionantes. O fato de ter sido totalmente financiada pelo próprio artista, Christo, também é um diferencial da obra, que permanece exposta somente até 23 de setembro.

Tremenheere Sculpture Gardens, Penzance

Restless Temple paira como uma miragem, quando vista ao longe. Este Parthenon oscilante é uma escultura cinética movida pelo vento e pela gravidade, projetada por Penny Saunders e construída por artesãos da Cornualha. Agora integra a exibição de esculturas no Tremenheere Sculpture Gardens, perto de Penzance, que tem uma variedade de obras contemporâneas em 22 acres, com vista para o St Michael’s Mount.

Jupiter Artland, Edimburgo

Jupiter Artland, nos arredores de Edimburgo, é um maravilhoso parque de esculturas ao ar livre onde você pode facilmente passar um dia explorando, armado com seu mapa ilustrado de bosques, prados e lago. Uma das esculturas mais espetaculares é a Cells of Life, de Charles Jencks, uma forma de relevo ondulante na qual os visitantes podem interagir.

Share.

Leave A Reply