Exposição de nus de Klimt, Schiele e Picasso no Met Breuer   

0

Desenhos, aquarelas e gravuras de Klimt, Schiele e Picasso, que retratam nus, serão exibidas juntas pela primeira vez

Em Nova York, o Met Breuer exibe até 7 de outubro a mostra “Obsession: Nudes by Klimt, Schiele and Picasso from the Scofield Thayer Collection”, uma seleção da Coleção Scofield Thayer do Metropolitan Museum of Art com cerca de 50 aquarelas eróticas e provocativas, desenhos e gravuras de Gustav Klimt, Egon Schiele e Pablo Picasso, cujos temas, com exceção de alguns, são nus. A exposição fornece um olhar focado nesta importante coleção e marca a primeira vez que este brilhante grupo de obras está sendo mostrado em conjunto; também marca o centenário da morte de Klimt e Schiele.

Gustav Klimt, The Lovers, 1913

Gustav Klimt, The Lovers, 1913

Esteta e descendente de uma família rica, Scofield Thayer (1889-1982) foi editor da revista literária, Dial, entre 1919 a 1926. Neste jornal de vanguarda, ele introduziu os americanos aos escritos de T.S. Eliot, Ezra Pound, D. H. Lawrence, Arthur Schnitzler, Thomas Mann e Marcel Proust, entre outros. Ele freqüentemente acompanhava as contribuições desses escritores com reproduções de arte moderna. Thayer montou sua grande coleção de cerca de 600 obras – a maioria obras sobre papel – em uma velocidade impressionante, buscando trabalhos em Londres, Paris, Berlim e Viena entre 1921 e 1923. Enquanto foi paciente de Sigmund Freud em Viena, adquiriu um grande grupo de aquarelas e desenhos de Schiele e Klimt, artistas que na época eram desconhecidos na América.  

Quando uma seleção de sua coleção foi exibida na Montross Gallery, em Nova York, em 1924 – cinco anos antes da inauguração do Museu de Arte Moderna – foi amplamente aclamada. Entretanto, não encontrou nenhuma distinção em sua cidade natal, Worcester, Massachusetts, quando foi exibida no mesmo ano no Worcester Art Museum. Exasperado, Thayer fez seu testamento em 1925 deixando sua coleção para o Metropolitan Museum of Art. Ele se retirou da vida pública no final dos anos 1920 e viveu como um recluso em Martha’s Vineyard e na Flórida até sua morte, em 1982. 

“Obsession: Nudes by Klimt, Schiele and Picasso from the Scofield Thayer Collection” foi organizada por Sabine Rewald, Jacques e Natasha Gelman. A exposição é acompanhada por um catálogo publicado pelo Met. Um ensaio de James Dempsey, instrutor do Worcester Polytechnic Institute e autoridade em Scofield Thayer, discute a vida profissional e privada do colecionador. Em seu ensaio, Sabine  Rewald discute em profundidade os trabalhos dos três artistas e também examina as compras de Thayer entre 1921 e 1923, conforme documentado nas faturas. 

Share.

Leave A Reply