ArtRio abre espaço para artistas fora do eixo Rio-SP

0

O novo projeto da feira, Brasil Contemporâneo, busca dar mais visibilidade a cidades fora do considerado ‘circuito principal’ da arte no país

A ArtRio estreia em 2018 um novo programa – Brasil Contemporâneo. O espaço será dedicado a galerias fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo, com a apresentação dos artistas representados por elas. A coordenação é de Bernardo Mosqueira.

A criação deste novo programa irá possibilitar destaque para uma visão mais ampla da produção artística nacional. Entre as prioridades da ArtRio está a valorização da arte brasileira e a divulgação dos artistas nacionais entre os colecionadores e curadores.

Bernardo Mosqueira selecionou galerias de diversas cidades para a apresentação de propostas e participação na ArtRio. Cada galeria deverá apresentar um projeto solo, trazendo obras de um único artista representado.

O processo de escolha começa com uma pré-seleção de galerias. Elas então selecionam que artista gostariam de exibir na ArtRio e apresentam suas propostas solo a Mosqueira. Depois, o curador enfim determina os participantes.

ArtRio na Marina da Glória

A oitava edição da ArtRio acontece de 27 a 30 de setembro na Marina da Glória, com abertura para convidados no dia 26. Este é o segundo ano que a feira é realizada neste local.

Reconhecida como uma das mais importantes feiras internacionais de arte, a ArtRio se destaca pelos bons resultados alcançados pelos galeristas que participam no evento. Além de receber importantes colecionadores e curadores brasileiros e internacionais, a feira desenvolve um importante trabalho de estimular o crescimento de um novo público através do acesso à cultura. O evento faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Além da presença dos nomes de forte relevância já estabelecidos no segmento, a ArtRio possui como foco também apresentar novas galerias e jovens artistas, grandes apostas para o mercado de arte, trazendo frescor e inovação à feira.

Bernardo Mosqueira

Bernardo Mosqueira

O curador carioca Bernardo Mosqueira é diretor do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, à frente do Comitê Curatorial. Pertence também ao grupo de fundadores e gestores do Solar dos Abacaxis, espaço de Arte, Educação e Transformação Social no Rio de Janeiro. Em sua trajetória, venceu a 9ª edição do Prêmio Lorenzo Bonaldi para curadores com menos de 35 anos, realizado bianualmente pelo GAMeC, em Bergamo, na Itália

Share.

Leave A Reply