Ai Weiwei planeja três exposições em Los Angeles

0

Pela primeira vez, as obras do artista chinês chegam a L.A. e, como é peculiar de Weiwei, irão tomar a cidade

Embora Ai Weiwei tenha exposto muitas vezes em galerias e espaços públicos em Nova York, ele não teve nenhuma exposição substancial em Los Angeles. Em outubro, ele terá três.

A nova galeria de Jeffrey Deitch, em Hollywood, apresentará a exposição inaugural do artista chinês na cidade, a partir de 29 de setembro. Weiwei será o artista que sucederá Olafur Eliasson no uso do amplo espaço do projeto térreo da Marciano Art Foundation, que será inaugurado em 28 de setembro; e, a partir de 4 de outubro, uma escultura de mármore do artista estará no novo UTA Artist Space, em Beverly Hills, em um prédio que ele está ajudando a redesenhar.

“É assim que Weiwei gosta de fazer as coisas: quando ele chega a uma cidade, ele toma conta dela”, disse Jamie Manné, vice-diretor da Marciano Art Foundation.

Mr. Ai’s “Stools” (2014) at the Gropius Bau in Berlin. The installation of more than 6,000 salvaged wooden stools will be shown at Jeffrey Deitch’s new Hollywood gallery.CreditAi Weiwei Studio

“L.A. representa fortemente a América, tanto geograficamente como culturalmente”, disse o artista por e-mail. “Estas são minhas primeiras exposições na cidade e estou muito animado com isso”.

A Marciano contará com pelo menos três obras de grande escala, incluindo uma nova instalação respondendo à crise de refugiados, com barcos, seres humanos e figuras do zodíaco criados a partir de materiais tradicionais de fabricação de pipas: bambu, sisal e seda. A nova galeria de Deitch apresentará o que ele chamou de “uma boa introdução ao trabalho do artista”, incluindo um acúmulo de 6.000 bancos de madeira, descobertas de mercado de pulgas que representam centenas de anos (e milhares de famílias) na história chinesa – reprisando uma instalação do Gropius Bau em Berlim. Uma nova série de 12 retratos do zodíaco chinês, construído a partir de peças de Lego, também será mostrada.

A UTA Artist Space, galeria comandada por Joshua Roth, chefe da divisão de belas-artes da United Talent Agency, vai exibir uma seleção do trabalho de Ai Weiwei em mármore, com destaque para um grande campo de grama representado em um suporte mais frequentemente associado a formas monumentais. A galeria UTA está em processo de mudança para Beverly Hills, depois de menos de dois anos no bairro Boyle Heights, onde foi uma das galerias alvo de manifestantes anti-gentrificação.

Mr. Roth disse que o fechamento da galeria em abril não foi motivado por protestos, mas pela disponibilidade de um prédio a meio quarteirão da sede da UTA, um espaço industrial com tetos de arco de madeira.

Weiwei, que interrompeu sua prática de arquitetura depois de projetar o Estádio Olímpico de Pequim em 2008, disse que também reagiu ao prédio à primeira vista durante uma visita com Mr. Roth, cuja agência representa seu trabalho como cineasta. “Meus instintos como arquiteto naturalmente surgiram”, ele disse. Ele agora está projetando diferentes elementos do espaço, incluindo uma nova escadaria e a entrada, com o objetivo de inaugura-lo até 12 de julho. A primeira exposição da galeria, “One Shot”, contará com pintores da Color Field como Morris Louis, Kenneth Noland e Helen Frankenthaler.

Weiwei também participará de um bate papo com Michael Govan, diretor do Los Angeles County Museum of Art, em 28 de setembro, no próprio museu.

Share.

Leave A Reply