Cyborgs e utopias: ArcoMadrid olha para o futuro

0

O que mudou e quais as novas estratégias desta 37ª edição da feira?

A Arco Madrid, feira internacional de arte contemporânea da Espanha, está mudando a estratégia para esta 37ª edição (21-25 de fevereiro). Em vez de destacar um país convidado ou região entre seus expositores, está se concentrando no conceito de futuro. Sob o título “What is going to happen is not ‘the future’, but what we are going to do” – inspirado por uma citação do escritor argentino Jorge Luis Borges – a seção, com curadoria de Chus Martínez, Elise Lammer e Rosa Lleó, possui 20 galerias com mostras individuais de artistas cujas obras consideram o futuro de diferentes maneiras.

“O futuro deve ser entendido como uma questão filosófica [e]a coisa mais próxima do futuro é a defesa contínua das condições que permitem aos artistas trabalharem”, disse Carlos Urroz, diretor da Arco Madrid. Na prática, esse tema se desenrola através de trabalhos que abordam ideias contemporâneas de possibilidades utópicas contrastadas com o panorama atual.

Organizada pela IFEMA, a feira recebe 211 galerias de 29 países – das quais 160 participarão na seção geral do programa. Junto com famosas galerias de arte da Europa, vários talentos latino-americanos serão exibidos nesta feira. Na verdade, um terço da participação internacional de 67% será da América Latina. Participarão 35 galerias de 10 países latino-americanos, das quais o Brasil tem uma contribuição significativa com 15 galerias. Assim, o ARCOmadrid 2018 será uma excelente plataforma de diálogo entre a Europa e a América Latina.

“O Futuro” é o conceito da feira, que aposta na exposição de vários talentos jovens, ao lado de artistas consolidados que serão exibidos aos espectadores e conhecedores de arte do mundo.

Resultado de imagem para opavivara

O coletivo Opavivará! participa na seção “Futuro”, apresentado pela galeria A Gentil Carioca

Participação brasileira

O Brasil irá aumentar a sua presença na ARCOmadrid, de 13 galerias no ano passado para 15 em 2018. Na seção Principal estão Anita Schwartz Galeria de Arte, Athena Contemporânea, Baró Galeria, Casa Triângulo, DAN Galeria, Jaqueline Martins, Luciana Brito Galeria, Marilia Razuk, Raquel Arnaud e Vermelho (apresentando Dora Longo Bahia e Ivan Argote).

Na seção Dialogues a galeria Fortes D´Aloia & Gabriel apresenta os artistas Armando Andrade Tudela e Tamar Guimarães, enquanto a galeria Luisa Strina traz Juan Araujo e Carlos Garaicoa.

A seção temática Futuro tem a presença de A Gentil Carioca e Nara Roesler, apresentando respectivamente o coletivo Opavivará! e o artista Eduardo Navarro. Já a galeria carioca Cavalo participa da seção Opening com os artistas Pablo Pijnappel e Marina Weffort.

Share.

Leave A Reply