Exposição de Julio Le Parc no Instituto Tomie Ohtake é um dos destaques de 2017
A Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) divulgou a lista de vencedores do Prêmio APCA 2017. A premiação é dividida em dez categorias, que abrangem artes visuais, arquitetura, cinema, literatura, moda, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão.
“Em momentos tão difíceis como este que as artes vêm enfrentando, é altamente inspirador encontrar uma produção artística potente e que atenda aos anseios do público e dos críticos”, afirmou o presidente da APCA, Celso Curi.
Artes Visuais
Na categoria dedicada às artes visuais, o Grande Pêmio da Crítica foi para a exposição “Vlavianos”, na Estação Pinacoteca. A retrospectiva reuniu trabalhos dos anos 1960 até os dias de hoje de Nicolas Vlavianos, artista grego radicado em São Paulo. Entre março e junho, foram exibidos desenhos e esculturas, nas quais o artista funde elementos da mitologia grega e do culto à máquina e ao progresso.
Outro destaque foi para a exposição “Julio Le Parc – Da Forma à Ação“, que ainda ocupa o Instituto Tomie Ohtake até 25 de fevereiro de 2018. Com mais de 100 obras reunidas, a mostra é uma adaptação da retrospectiva exibida em 2016 no Pérez Art Museum Miami (PAMM). Reunindo as principais instalações junto a trabalhos raramente vistos em papel e materiais de arquivo, “Julio Le Parc: da Forma à Ação” é uma exploração da figura central de Le Parc na história da arte do século 20.
O corpo de críticos da edição deste ano, na categoria de artes visuais, foi composto por Dalva de Abrantes, João J. Spinelli, José Henrique Fabre Rolim, Ricardo Nicola, Rubens Fernandes Junior e Silvia Balady.
Confira todos os destaques da categoria Artes Visuais:
- Grande Prêmio da Crítica: “Vlavianos” (Estação Pinacoteca)
- Exposição Internacional: “Julio Le Parc – Da Forma à Ação” (Instituto Tomie Ohtake)
- Exposição Nacional: “Anita Malfatti -100 Anos de Arte Moderna” (MAM)
- Fotografia: “Mauro Restiffe – Álbum” (Pinacoteca)
- Retrospectiva: “Di Cavalcanti – Do Subúrbio dA Modernidade – 120 anos” (Pinacoteca)
- Arte e Reflexão: “Amélia Toledo – Lembrei que Esqueci” (CCBB)
- Iniciativa Cultural: Sesc 24 de Maio
Confira no site da Folha de S. Paulo a lista completa com os destaques de todas as categorias.