Vídeo: Jake & Dinos Chapman: The Disasters of Everyday Life / Blain Southern, Londres

0

Exibição inédita em Londres traz releituras dos irmãos Chapman sobre os desastres da guerra em paralelo com a turbulência da vida contemporânea

Para a sua primeira exposição na Blain|Southern, Jake & Dinos Chapman apresentam “The Disasters of Everyday Life”, inspirada na série “The Disasters of War”, de Francisco Goya. A mostra exibe, pela primeira vez, o recente conjunto de esculturas da dupla em diálogo com três conjuntos completos de gravuras de Goya, cada um dos quais reformulado de diferentes maneiras pelos irmãos Chapman.

O corpo de trabalho dos Chapmans representa uma prolongada investigação filosófica sobre a turbulência e a violência da existência contemporânea, colocando-as em uma tradição de protesto e pessimismo nas artes visuais, ao lado de artistas como Goya, Bruegel e Otto Dix (tanto Bruegel quanto Dix pintaram obras intituladas “The Triumph of Death”). As pinturas de Dix revelaram a face grotesca do capitalismo inerente às duas guerras mundiais. Sua série de gravuras “The War” se situam ao lado de Goya em suas extensas e gráficas representações do campo de batalha. Então, quais são os campos de batalha do século XXI, representados por Jake e Dinos Chapman?

A recriação do trabalho de Goya por Jake e Dinos Chapman tem um espírito vívido próprio, um nível de engajamento e prazer que expressa o que poderia ser descrito como um “niilismo alegre”. As obras não são apenas uma alusão a uma certa tradição artística e filosófica, mas também uma maneira de libertar cenas de violência espetacular e sistêmica de um sistema de que involuntariamente se tornaram parte.

Ao transformar os soldados em um exército de gárgulas ou removendo completamente o elemento humano, adicionando brilho a um massacre ou colocando um parceiro satisfeito em meio a corpos desmembrados, o trabalho ajuda a minar “a sedução da violência na era do espetáculo”. E, no entanto, os Chapmans não buscam soluções ou consolações: eles mantêm seus olhos e mentes abertos, recusando-se a esquivar-se de retratar a brutalidade irrepreensível da nossa era atual e do progresso humano em geral.

“The Disasters of Everyday Life ” permanece em cartaz até 11 de novembro.

Confira o vídeo da exposição publicado pela Vernissage TV:

Share.

Leave A Reply