Basquiat da coleção de Yoko Ono pode chegar a US$ 12 milhões em leilão

0

A tela do início da década de 1980 e exibida ao público em apenas duas oportunidades anteriores vai pela primeira vez a leilão, em Nova York

A Sotheby’s anunciou que “Cabra”, de Jean-Michel Basquiat, fará sua estréia em leilão nas vendas de arte contemporânea da casa, em Nova York, no dia 16 de novembro. Originário da coleção de Yoko Ono, esta vibrante pintura de acrílico e óleo de 1981-82, que mede aproximadamente 153 x 153 cm tem preço estimado entre US$ 9 e 12 milhões.

Uma parte da receita beneficiará a Spirit Foundations, fundada por Ono e John Lennon na década de 1970. A pintura foi exibida em Hong Kong e Londres, antes de retornar a Nova York para a exposição pré-venda de arte contemporânea a partir de 3 de novembro.

Antes da exposição em Hong Kong, Yoko Ono declarou: “Tive o prazer de possuir e conviver com essa obra-prima por mais de duas décadas. Chegou a hora de encontrar uma nova casa e estou feliz que parte do produto da venda beneficie a fundação que estabelecemos há alguns anos, com a intenção de trazer paz e tolerância ao mundo”.

Grégoire Billault, diretor do Departamento de Arte Contemporânea da Sotheby’s em Nova York, observou: “Após o sucesso com a venda da obra Untitled de Jean-Michel Basquiat em maio, estamos orgulhosos em oferecer mais um excelente trabalho do artista. Raramente vista pelo público, esta pintura oferece aos colecionadores a oportunidade única de possuir um momento histórico imortalizado pelo estilo de Basquiat. Este trabalho reúne três icônicas figuras culturais: Basquiat, Muhammad Ali e Yoko Ono”.

Adquirido na Tony Shafrazi Gallery de Nova York em 1993, a tela foi exibida publicamente apenas duas vezes: em Basileia, na Fundação Beyeler e Paris, no Musée d’art moderne de la ville de Paris. O trabalho vibrante é, na verdade, mais conhecido a partir de uma imagem do estúdio Basquiat, onde aparece imediatamente à direita do cavalete do artista.

yoko-ono-basquiat-cabra-auction-tw

À primeira vista, é a impressionante tonalidade carmesim de Cabra que separa esta pintura de outras obras de Jean-Michel Basquiat. No entanto, após uma inspeção mais próxima, a mente brilhante deste artista contemporâneo aparece plena. Executado num momento em que Basquiat estava explorando suas raízes haitianas e porto-riquenhas e se interessando cada vez mais pelo vigor dos atletas negros, o trabalho pertence a um grupo de pinturas inspiradas em ícones do boxe que incluem Muhammad Ali, Sugar Ray Leonard, Jersey Joe Walcott e outros.

“Cabra” é a única tela com sua articulação em uma noite histórica de 1970, quando Muhammad Ali – o maior de todos os tempos – nocauteou o peso-pesado Oscar Bonavena, também conhecido como ‘The Bull’. O icônico anel de boxe, o hieroglifo ‘TKO’ acima do crânio do touro e, finalmente, o jogo inteligente em palavras (Cabra, como em português, ou GOAT, abreviação para ‘Greatest of All Time’, ou ‘o maior de todos os tempos’, Muhammad Ali) se somam nesta pintura do grandiosos Jean-Michel Basquiat.

Share.

Leave A Reply