David Roberts Art Foundation deixa Londres para lançar o Somerset Sculpture Park

0

O colecionador revisa seu programa sem fins lucrativos em um esforço para buscar “públicos novos e mais amplos”

O escocês David Roberts está fechando seu espaço expositivo em Londres e planeja abrir um parque de escultura de 20 acres, acessível ao público, em Somerset, no oeste da Inglaterra. O movimento é o primeiro de uma série de iniciativas regionais, diz Roberts, que levará sua coleção a novas audiências.

Roberts abriu sua galeria com sede em Camden, a David Roberts Art Foundation (DRAF), em 2012. Uma antiga fábrica de móveis construída no século XIX foi ampliada em 2015 para incluir um anexo dedicado a performances. O Arts Council England apoiou o espaço através de uma série de fundos de financiamento.

Leia mais: TOP 100 Artnet dos maiores colecionadores do mundo – Parte II

A exposição final neste espaço, “(X) A Fantasy”, com obras de 24 artistas, incluindo Helen Chadwick, Theaster Gates, Tala Madani e Danh Vo, deve abrir no próximo mês (de 8 de setembro a 7 de outubro). Roberts continuará com um programa de performances em Londres, apresentando a anual “Evening of Performances” – realizada durante a semana da Frieze – em diferentes locais da capital.

Parte da instalação “Streams of Warm Impermanence” na DRAF, 2016

Parque de esculturas

“Ainda continuaremos a fazer coisas em Londres, mas estamos olhando para fazer mais, regionalmente. Sou um grande admirador da iniciativa Artist Rooms [fundada pelo dealer Anthony d’Offay]. A venda do espaço em Londres, que é financiado principalmente por mim, significa que podemos assumir mais projetos “, disse Roberts ao The Art Newspaper.

Enquanto isso, o colecionador planeja abrir um jardim de esculturas em 2019, na Fazenda Somerlea em Charlton Musgrove, pendente de aprovação do conselho local. O novo local, que terá entrada gratuita, vai abrigar por volta de 20 esculturas. Os escultores representados em sua coleção incluem nomes como Hans Josephsohn, Kris Martin e Sarah Lucas.

“A propriedade em Somerset não será comercial. Vamos exibir itens da coleção e iniciar novos projetos”, disse Roberts. “Esperamos atrair um público mais amplo em Somerset; pensamos que teremos mais visitantes do que em Londres”.

Share.

Leave A Reply