Cindy Sherman torna pública sua conta do Instagram e as fotos são incríveis!

0

A artista criou discretamente uma conta pública, levantando a questão: seus posts podem ser considerados novos trabalhos?

Antes mesmo da era das mídias sociais e de sua personalidade esculpida meticulosamente, Cindy Sherman já havia se estabelecido como a rainha da auto reinvenção do mundo da arte, usando a câmera para se transformar em um personagem após o outro. Embora suas obras, tecnicamente, não sejam autorretratos, o método de Sherman de virar as lentes para si mesma é estranhamente apropriado para nossos tempos, onde as selfies tornaram-se tão onipresentes que agora são suportes para exposições e, muitas vezes, citadas como uma forma de arte.

Leia mais: Cindy Sherman e Paulo Mendes da Rocha estão entre os vencedores do Praemium Imperiale 2016

Para uma artista cuja prática se baseia quase que inteiramente em se representar, Sherman conseguiu manter-se longe do foco em sua vida fora do estúdio – até agora. Com sua conta pública no Instagram, a fotógrafa passou a compartilhar imagens de si mesma que ecoam suas pinturas, antes destinadas somente às paredes das galerias.

Isso não proporciona apenas um generoso olhar sobre seus processos aos seus seguidores, mas também levanta a questão: Cindy Sherman está usando a rede social para fazer um novo trabalho? Afinal, se Richard Prince aplicou sua abordagem de apropriação para aclamar o Instagram e, com controvérsias, lucrar com isso, então por quê Sherman não deveria também adotar esta mídia?

A conta, que silenciosamente mudou de particular para pública nos últimos meses, é uma mistura de fotos pessoais e imagens manipuladas de si mesma. As imagens misteriosas de si mesma começaram a aparecer em meados de maio e a primeira delas carrega a legenda, “Selfie! Sem filtro, hahaha”.

View this post on Instagram

Selfie! No filter, hahaha

A post shared by cindy sherman (@cindysherman) on

Segundo o britânico “The Guardian”, a galeria Metro Pictures, que representa a artista, afirmou que “Cindy prefere não comentar suas postagens Instagram”, quando foi abordada pela publicação.

Entre tanto alvoroço com as postagens da artista, uma coisa fica clara: quer constituam uma nova série ou não, as imagens nos fornecem um vislumbre inebriante da vida e da mente da artista. Confira a seleção abaixo com as imagens da conta:

View this post on Instagram

Not a big deal!

A post shared by cindy sherman (@cindysherman) on

View this post on Instagram

High on life

A post shared by cindy sherman (@cindysherman) on

View this post on Instagram

Pushing her luck

A post shared by cindy sherman (@cindysherman) on

Share.

Leave A Reply