Banksy é eleito o artista favorito da Inglaterra

0

O grafite de Banksy desbancou nomes como Turner, Gormley e Jeff Koons

Em uma pesquisa recente realizada entre os adultos ingleses, o polêmico Banksy surgiu à frente de nomes como Turner e Constable. Seu grafite “Ballon Girl” foi eleito como a obra de arte britânica favorita, refletindo as preferências sempre mutáveis em relação à arte.

A pesquisa foi realizada pelo Frame National Art Audit, com 2.000 britânicos votando em suas obras plásticas favoritas, a partir de uma lista elaborada por um grupo de editores e escritores dedicados às artes. Os resultados apresentam os artistas contemporâneos lado a lado com os grandes mestres – apontando para um gosto nacional eclético que contempla até mesmo obras que produzidas em massa ou em grande escala.

“The Hay Wain” (1821), de John Constable, aparece em segundo na lista

Grafite e capas de discos

“Balloon Girl”, pintura estêncil de Banksy que apareceu ao lado de uma loja no leste de Londres em 2002 e representa uma garotinha soltando um balão vermelho, encabeçou a lista das melhores obras de arte britânicas. O grafite foi removido e vendido em 2014 por cerca de £ 500 mil (US$ 651 mil).

Banksy desbancou a paisagem pastoral “The Hay Wain” (1821), de John Constable, que aparece em segundo lugar. Amplamente reproduzido, “The Singing Butler”, de Jack Vettriano, ocupa a terceira posição, quando obras em capas de álbuns pertencentes a milhões agora são consideradas como arte decorativa, com capas de discos de bandas como Beatles, Pink Floyd e The Sex Pistols altamente valorizadas pela nação e figurando no Top 20.

“The Fighting Temeraire” (1839), de JMW Turner, que retrata um barco sendo puxado ao longo do Tâmisa, ficou em quarto lugar na pesquisa, enquanto a escultura “The Angel Of The North” (1998), de Antony Gormley, foi eleita em quinto lugar.

Três capas de álbuns estão no Top 20, incluindo a capa de Peter Blake para o “Sgt Pepper” dos Beatles, o trabalho de Hipgnosis e George Hardie para “Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd, e a capa de Jamie Reid para o álbum “Never Mind the Bollocks”, do Sex Pistols.

Cerca de 30% das obras foram criadas apenas dos últimos 25 anos. O amor da nação pela escultura, arte pública e as capas de discos significa que apenas metade dos 20 melhores trabalhos são pinturas ou desenhos tradicionais.

Duas artistas femininas aparecem no Top 20, com “Movement in Squares”, de Bridget Riley, e “Scallop”, de Maggi Hambling, ocupando os 15º e 18º lugares, respectivamente.

Top 20

O ranking das obras preferidas pelos britânicos é este:

1. Banksy; Balloon Girl – 44%
2. John Constable; The Hay Wain – 33%
3. Jack Vettriano; The Singing Butler – 31%
4. JMW Turner; The Fighting Temeraire – 30%
5. Antony Gormley; The Angel of the North – 27%
6. L S Lowry; Going to the Match – 26%
7. John William Waterhouse; The Lady of Shalott – 26%
8. Peter Blake; capa de Sgt Pepper – 23%
9. Hipgnosis and George Hardie; capa de Dark Side of the Moon – 23%
10. George Stubbs; Mares and Foals – 22%
11. Thomas Gainsborough; Mr and Mrs Andrews – 20%
12. John Everett Millais; Ophelia – 14%
13. Andy Goldsworthy; Balanced Rock Misty – 13%
14. David Hockney; A Bigger Splash – 11%
15. Bridget Riley; Movement in Squares – 11%
16. Anish Kapoor; ArcelorMittal Orbit – 11%
17. Stik; A Couple Hold Hands in the Street – 10%
18. Maggi Hambling; Scallop – 10%
19. Henry Moore; Reclining Figure – 9%
20. Jamie Reid; capa de Never Mind the Bollocks – 9%

Share.

Leave A Reply