Vídeo: O Renascimento em Veneza e o triunfo da beleza

0

Em Madri, exposição oferece um panorama da arte renascentista de Veneza, com obras de mestres como Ticiano, Tintoretto e Veronese

O Museu Thyssen-Bornemisza (Madri) exibe “O Renascimento em Veneza. Triunfo da beleza e destruição da pintura”, um passeio da arte veneziana do século XVI através de cerca de 90 obras de artistas como Ticiano, Tintoretto, Veronese, Jacopo Bassano e outros.

Desde o uso do claro-escuro e da cor como base da representação da figura e do espaço, até o foco na natureza mais direta do que propõe a tradição clássica, de concepção mais idealista, a exposição pretende demonstrar como a pintura veneziana levantou totalmente uma idéia de beleza renascentista no mesmo nível, e por vezes mesmo superior, ao que foi feito em Roma, Parma ou Florença.

O visitante vai encontrar, nas palavras de Fernando Checa Cremades, curador da mostra, “um panorama de como Veneza construiu uma ideia de pintura baseada nas cores”. Para abordar este foco artístico, essencial para a compreensão da história da pintura, ele apresenta uma seleção cuidadosa de temas executados por mestres de fama universal, ao invés de remeter a um âmbito cronológico ou estilístico.

Para isso, selecionou um extraordinário conjunto de pinturas e algumas esculturas, gravuras e livros de coleções particulares e museus como o Galleria dell’Accademia em Veneza, Museu do Prado, a Fondazione Accademia Carrara em Bergamo, Palazzo Pitti, em Florença o Museu Kunsthistorisches de Viena, a Galeria Uffizi, em Florença, a Biblioteca Nacional de Espanha, o Musée du Louvre em Paris ou a National Gallery, em Londres.

A exposição permanece até 24 de setembro e está organizada em uma jornada temática, através de oito seções: Entre Oriente e Ocidente: A mais bela cidade do mundo; Veneza e o sonho do classicismo; Beleza e melancolia da Renascença veneziana; Imagens venezianas de mulheres; O brilho do poder; Pastorais venezianas; O declínio da Renascença; e Destruição de pintura.

Share.

Leave A Reply