A nova regra acompanha a tendência de um mercado de arte cada vez mais maduro
O regulamento estabelecido desde 1991 limitava a indicação de artistas abaixo de 50 anos de idade. Mas uma nova tendência do mercado, que acolhe o surgimento de artistas mais maduros, refletiu nesta decisão.
A partir deste ano, o Turner Prize ajustou suas regras para acomodar artistas de todas as idades – uma decisão importante que indica uma mudança no que exatamente define um artista emergente.
Leia mais: Escultora britânica Helen Marten leva o Prêmio Turner 2016
Nos últimos anos, o mundo da arte parece ter deixado de associar o termo “emergente” com juventude, já que muitos artistas atingem o sucesso em uma idade mais avançada.
Tais exemplos incluem Phyllida Barlow, 72 anos, que representa o Reino Unido na Bienal de Veneza deste ano; Barbara Kasten, de 81 anos, cuja sua primeira retrospectiva acontecendo em 2015 no ICA, Filadélfia; Carmen Herrera, que vendeu sua primeira pintura aos 89 anos; Henry Taylor, 59, que se apresenta na Whitney Bienal 2017; e Noah Purifoy, que morreu em 2004 aos 87 anos.
Artistas emergentes
“O Turner Prize sempre defendeu artistas emergentes. Nunca foi um prêmio por uma longa trajetória e sim para uma apresentação memorável do trabalho no ano anterior ao prêmio”, disse Alex Farquharson, diretor da Tate Britain e presidente do júri da premiação. “Agora que sua reputação é firmemente estabelecida, queremos reconhecer o fato de que os artistas podem experimentar um avanço em seu trabalho em qualquer fase”, concluiu.
Junto com o anúncio, a Tate também divulgou detalhes do júri do Turner Prize 2018. Ele será composto por Oliver Basciano, crítico de arte e editor internacional da ArtReview; Elena Filipovic, Diretora da Kunsthalle Basel; Lisa LeFeuvre, Chefe de Estudos de Escultura no Instituto Henry Moore; e o romancista e escritor Tom McCarthy.
O Turner Prize foi criado em 1984 e, originalmente, permitia que qualquer pessoa ligada às artes pudesse ganhar, incluindo críticos, curadores e diretores de galeria. Foi limitado aos artistas somente em 1988, especificamente aquelas que vivem ou trabalham no Reino Unido.
Os quatro artistas finalistas de 2017 serão anunciados em maio.