Da Vinci, Rembrandt e Brueghel pintam o paraíso em Edimburgo

0

Os grandes mestres e os reis se encontram nos jardins para a exposição na Queen’s Gallery, no Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo. “Painting Paradise: The Art of the Garden” permanece em exibição até 26 de fevereiro de 2017.

Exibida inicialmente em Londres, em 2015, a mostra reúne peças excepcionais de artes visual e decorativa, incluindo obras de arte, artefatos, estudos e livros da extensa Royal Collection. Isso significa que, ao lado de obras de Leonardo Da Vinci, Jan Brueghel e Rembrandt, a exposição também apresenta itens e objetos que estiveram em posse de reis e rainhas da Inglaterra ao longo da história. Isto inclui a copia de Henrique VIII de “Ruralia Commoda”, o primeiro manual de jardinagem já impresso – com noções estranhas sobre horticultura, como por exemplo a ideia de que pepinos têm medo de trovão. Este tratado está em exposição ao lado de outros semelhantes sobre Botânica, como os criados por Da Vinci.

A exposição também apresenta pinturas encomendadas por vários monarcas, como um panorama de Versailles realizado por Jean-Baptiste Martin no inicio do século XVIII, e “A View of Hampton Court”, de Leonard Knyff (circa 1702-04), considerada como a maior pintura barroca sobrevivente sobre jardins ingleses.

Outros trabalhos têm inspiração direta dos grandes jardins da Europa. Um exemplo é “Adam na Eve in the Garden of Eden” (1615), de Brueghel, onde o paraíso abundante é composto por espécies florais que o artista pintou do jardim do palácio dos arquiduques de Habsburg, Albert e Isabella, quando ele foi seu pintor da corte. Estas obras estão ao lado de pinturas de Edwin Henry Landseer, Thomas Gainsborough e outros artistas e botânicos desde a Pérsia até Paris.

Share.

Leave A Reply