Mark Bradford vai representar o pavilhão dos EUA na Bienal de Veneza de 2016

0

Pintor influente da cena artística em constante expansão de Los Angeles, Mark Bradford foi o indicado para representar os Estados Unidos na próxima Bienal de Veneza, que acontecerá entre 13 de maio e 26 de novembro de 2017. Ele vai criar uma instalação site-specific para o pavilhão norte-americano no Giardini. A notícia foi divulgada pelo Rose Art Museum da Brandeis University, que está liderando o projeto, juntamente com o U.S. Department of State’s Bureau of Educational and Cultural Affairs, encarregado de supervisionar as propostas para o pavilhão.

Mark Bradford, The Next Hotline (2015). Cortesia do Hammer Museum

Mark Bradford, The Next Hotline (2015). Cortesia do Hammer Museum

O artista ganhou renome internacional com seus trabalhos em grandes formatos, onde combina pintura e colagem em múltiplas camadas. Feitos, em grande parte, com placas de sinalização destroçadas ou outros materiais descartados – garimpados geralmente nas ruas próximas ao bairro onde mora, em Los Angeles – os trabalhos de Bradford demonstram seu interesse no mapeamento das comunidades e na economia informal, entre outros aspectos sócio-políticos. Ao longo dos últimos anos o artista vem em rápida ascensão, com mostras importantes no San Francisco Museum of Modern Art (2012) e no  Hammer Museum de Los Angeles (2015).

Mark Bradford vai se juntar a um clube de prestigiados artistas americanos em Veneza. Na última década, os artistas selecionados para representar o país incluem Joan Jonas em 2015, Sarah Sze em 2013, a dupla Allora & Calzadilla em 2011, Bruce Nauman em 2009 e Felix González-Torres (postumamente) em 2007.

Com informações de ArtMarket Monitor, Artnet e Artnews

Share.

Leave A Reply