Art Basel anuncia o projeto “Art Basel Cities”

0

A gigante Art Basel lançou, durante a Art Basel Hong Kong – que está acontecendo nesta semana – seu projeto “Art Basel Cities”. Como parte desta nova iniciativa, a Art Basel vai trabalhar com cidades parceiras selecionadas, no que descreve como um “programa vibrante e com conteúdos específicos para cada cidade”, com o objetivo de fomentar a sua conexão com o mercado global de arte.

O projeto vai apoiar estas cidades no desenvolvimento de seu próprio cenário cultural, além de fornecer plataformas adicionais de engajamento, levando os projetos locais para as mostras da Art Basel e vice-versa.

Ugo Rondinone

Ugo Rondinone, “The Gracious”, na seção Parcours da Art Basel em 2015

Este novo programa se junta a uma tentativa anterior de se ramificar como patrona das artes. Na ocasião, a Art Basel – através de uma ação de financiamento coletivo junto com a Kickstarter, contribuiu com cerca de 34 projetos de arte espalhados mundo afora, incluindo um no Rio de Janeiro. Esta ação já arrecadou cerca de US$ 800 mil desde 2014.

Há poucos detalhes no comunicado oficial sobre a “Art Basel Cities”, que promete “eventos culturais de repercussão internacional” em cidades “que já tenham um mercado emergente ou uma cena cultural já estabelecidos”. Por isso, especula-se que Basel poderá apiar desde concertos ou exposições em museus até inciativas de arte pública.

As edições da Basel são as mais visitadas do mundo, com um número em ascensão de 65 mil visitantes na última Art Basel Miami Beach e 75 mil na feira original, na Suíça.

Com informações da Art Basel, Artnet e Blouin Artinfo

Share.

Leave A Reply