Antonio Dias em “Papéis do Nepal”, na Nara Roesler do Rio de Janeiro

0

O artista Antonio Dias apresenta, a partir de 5 de agosto, uma parcela singular de sua produção multifacetada. Trata-se de seus papeis artesanais fabricados durante uma viagem ao Nepal, no ano de 1977. A mostra é uma imersão neste universo, proporcionando uma nova visão do conjunto da obra de dias a partir deste segmento.

Em “Papéis do Nepal 1977 – 1986”, muito mais do que funcionarem como suporte, os planos geométricos de papel artesanal são obras em si. Suas cores resultam da adição, durante a fabricação, de elementos naturais – como chá, terra, cinzas e curry -, incorporando o processo de produção como componente e mais um significante dos trabalhos. Realizados em conjunto com artesãos de uma fábrica de papel nepalesa, subvertem a questão da unidade autoral em sua gênese e mesmo em seus títulos, atribuídos por alguns dos trabalhadores, a exemplo de Niranjanirakhar – palavra nepalesa que significa “nada”.

Em entrevista, o próprio artista assim definiu a síntese deste trabalho: “O que mais me interessa é a relação entre a produção desse trabalho e de seus produtores… Ao mesmo tempo que se empenhavam materialmente na produção, alguns deles também imprimiam uma leitura simbólica ao produto”.

A mostra permanece em cartaz na galeria Nara Roesler do Rio de Janeiro entre 5 de agosto e 26 de setembro.

Share.

Leave A Reply