Simões de Assis apresenta a exposição de Carmelo Arden Quin – A Invenção Lúdica

0

 

CARMELO-ARDEN-QUIN_22

A Simões de Assis Galeria de Arte, de Curitiba (PR), lança no dia 29 de abril, às 20h, a mostra individual do mestre uruguaio Carmelo Arden Quinn, um dos fundadores, em Buenos Aires, no ano de 1946, do grupo Madí, um dos mais representativos movimentos das vanguardas latinoamericanas.  Sua principal premissa é a valorização e a liberdade de expressar-se através das formas geométricas em todas as suas possibilidades da representação, das obras planas às tridimensionais, expandindo e rompendo os limites dos retângulos e dos quadrados.

Simoes-0058-Edit

A exposição é composta de 39 obras produzidas entre as décadas de 1940 e 2000. “Juntamente com Sofia Arden Quin, viúva do artista, a Galeria selecionou algumas das obras mais representativas de todos os períodos da produção do artista, criando uma retrospectiva abrangente de seu amplo, histórico e criativo trabalho”.

O catálogo da exposição tem como introdução um texto do poeta e crítico de arte argentino Raul Santana, no qual afirma: “Não devemos esquecer que as suas várias invenções surgiram a partir de intuições que o artista seguiu regularmente, em sua busca por novas formas. Tal é o caso das obras que apresentamos hoje, uma viagem fascinante que nos leva para o início de sua carreira, percorrendo todo o caminho em direção as obras concluídas pouco antes de sua morte.”

 A exposição Invenção Lúdica fica em cartaz na Simões de Assis Galeria de Arte de 30 de abril a 31 de maio.

 

 

Share.

Leave A Reply