Rigor formal e festa de cores na produção de Irmgard Longman

0

Seleção de 40 guaches e pinturas traz a público a trajetória de mais de 50 anos de produção da artista alemã naturalizada brasileira. Exposição tem curadoria de Celso Fioravante e fica em cartaz na Galeria Berenice Arvani até o dia 30 de março

A exposição Irmgard Longman – guaches e pinturas tem abertura na quinta-feira, dia 1o de março na Galeria Berenice Arvani, em São Paulo, e fica aberta à visitação até o dia 30. Nela são exibidos 20 guaches e 20 pinturas a óleo sobre tela selecionados pelo jornalista Celso Fioravante, que perfazem uma trajetória de mais de 50 anos de produção da artista alemã naturalizada brasileira Irmgard Longman.

A mostra tem caráter antológico e apresenta núcleos de obras organizados por décadas e técnicas. No texto de apresentação, Fioravante destaca as transformações e as ressonâncias de movimentos artísticos na obra de Irmgard e também a influência de amizades e cursos com Yolanda Mohalyi, Heinrich Boese, Samson Flexor e com o filósofo Villém Flusser.

Os primeiros trabalhos apresentados são naturezas-mortas, interiores e paisagens em guache realizados nos anos 1950. A partir do início dos anos 1960, segundo o curador, a artista aderiu à abstração lírica e abandonou a figuração, só retomada rapidamente em alguns trabalhos de linguagem pop e política do final dos anos 1960 e nos anos 1980.

Na década de 1970, Irmgard deixa de ser a observadora intimista, passa a ver com espanto o crescimento da metrópole e interpreta-o com olhos críticos, mas sem perder seu lirismo. Para o curador, sua representação tem uma geometria de equilíbrio precário, repleto de ruídos e ritmos, prestes a desmoronar.

“A festa de Irmgard é controlada pelo uso constante de cores frias, como o verde e o azul, pontuadas aqui e ali por tons quentes, como o amarelo, o laranja e o vermelho”, escreve Fioravante.

Evento: exposição individual Irmgard Longman – guaches e pinturas
Curadoria
: Celso Fioravante
Local: Galeria Berenice Arvani
Endereço: Rua Oscar Freire, 540, CEP 01426-000, Jardim Paulista, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3082 1927

Abertura: dia 1o de março, quinta-feira, às 20 horas
Período expositivo: de 1o a 30 de março de 2012
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19h30
www.galeriaberenicearvani.com

sem título (sd), guache sobre papel , 60 x 44 cm

Irmgard Longman, Sem Título, sem data (óleo sobre tela, 99 x 129cm)

 

Share.

Leave A Reply