Depois de participar da mostra De Dentro e De Fora no MASP, coletivo BijaRi apresenta amanhã exposição “Estado do Sítio” na Choque Cultural

0

No próximo dia 11, das 13h às 18h, a galeria Choque Cultural apresenta a exposição “Estado do Sítio”, do coletivo BijaRi. Em tempos de ocupações e violência policial, a Choque abre as portas para o politizado Coletivo BijaRi discutir as questões que afetam nosso dia a dia e nosso futuro. Pela primeira vez, o BijaRi mostra o seu trabalho dentro de uma galeria, experimentando novas linguagens tecnológicas, como os inovadores mini mappings.

Na exposição “Estado do Sítio”, o BijaRi, conhecido pelos trabalhos de arte pública, intervenções urbanas e video mappings (técnica de vídeo projeção que expande as possibilidades do vídeo tradicional para a tridimensionalidade), transporta essas experiências para dentro da galeria, evidenciando o teor critico que carrega em suas obras. A mostra tem período expositivo de 11 de fevereiro a 31 de março na Choque Cultural.

Com 12 trabalhos na mostra “Estado do Sítio”, os artistas do BijaRi apresentam objetos, esculturas, instalações e video mappings que reorganizam artisticamente elementos da vida concreta, específica e privada que se encontra sitiada. A exposição foi organizada como uma cartografia para tempos de guerra. Essa cartografia constitui um território a partir do enfrentamento entre as estruturas de poder e a possibilidade de construção de alternativas transformadoras das formas de convivência.

Para compor a mostra, o BijaRi partiu de ações e vivências na cidade de São Paulo. “Percebemos a violência instaurada no cotidiano sendo consentida ao passo que se banaliza e criminaliza de formas resistentes. A exposição ‘Estado do Sitio’ aborda essa condição contemporânea a partir de instalações e objetos materializa a questão sobre os atuais tempos de guerra”, comenta Rodrigo Araujo, integrante do grupo.

A proximidade do BijaRi com a Choque Cultural se deve à organização da exposição coletiva De Dentro e De Fora (17 de agosto a 23 de dezembro de 2011, no MASP). A mostra reuniu oito artistas da Argentina, França, República Tcheca e Estados Unidos e contou com o BijaRi como representante da arte contemporânea brasileira. O coletivo desenvolveu uma instalação de mapping analógico para o museu. “Descemos para o espaço expositivo e tivemos que criar um novo projeto de video mapping para uma instalação no piso inferior. Desenvolvemos uma nova tecnologia de desenho de luz sobre a arquitetura, feita com LEDs, que poderia também ser vista durante o dia, nos quatro meses de duração da exposição”, comenta Mauricio Brandão.

“Estado do Sítio” @ Choque Cultural
Abertura: sábado, 11 de fevereiro, das 13h às 18h
Período expositivo: de 11 de fevereiro a 31 de março
Endereço: Rua João Moura, 997, Pinheiros
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 13h às 20h

Grátis/ Livre

Agência Lema
Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Larissa Marques
agencialema.com

Share.

Leave A Reply