Centro Universitário Maria Antonia tem cinco mostras individuais

0

Dando continuidade ao seu programa de exposições, o Centro Universitário recebe mostras de Paulo Mendes da Rocha, João José Costa, Marina Rheingantz, Alberto Bitar e Marcos Gorgatti.

A expo de Paulo Mendes da Rocha apresenta uma seleção de projetos arquitetônicos e urbanísticos de grande a pequeno porte, apresentados ao público em painéis especialmente desenhados pelo próprio arquiteto para esta mostra, além de maquetes e um vídeo inédito sobre sua carreira e obra.

João José Costa, Sem título, déc. 50. Guache s/ papel, 25 x 25 cm. Col. Cely e Ronie Mesquita

João José Costa, Sem título, déc. 50. Guache s/ papel, 25 x 25 cm. Col. Cely e Ronie Mesquita

Superfícies em expansão, com curadoria de Felipe Scovino, é a mostra de Joao Jose da Costa, com trabalhos em óleo sobre tela e outras técnicas sobre papel, em sua maioria dos anos 1950 e 60. O artista é um dos remanescentes do Grupo Frente, que colaborou no desenvolvimento de uma linguagem construtiva que marcou, entre nós, a passagem do modernismo para a arte contemporânea.

Marina Rheingantz traz Everybody knows this is nowhere, resultado de um projeto que a artista vem desenvolvendo há algum tempo, envolvendo pinturas a óleo, em geral realizadas a partir de fotografias, desenhos, imagens de memória ou extraídas da mídia, nas quais opera uma redução geométrica da paisagem, em jogos de textura e tons rebaixados.

Alberto Bitar apresenta fotografias e um vídeo na exposição Efêmera paisagem, em que trabalha a apreensão do que é passageiro, operando distorções de formas e cores sem, no entanto, abandonar completamente o registro da paisagem.

Finalmente, em Car Crash e outros deslocamentos, Marcos Gorgatti apresenta a instalação Car Crash, com objetos de espuma colorida e laminada, construídos a partir da forma sintetizada de automóveis, a série Deslocamentos, em que o artista se apropria de antigas ilustrações de livros de Educação Moral e Cívica e as aplica em chapas de ferro esmaltadas, e, ainda, Placa-paisagem, obra nos moldes dos símbolos das placas de trânsito, mas que subverte sua habitual função identificadora.

 

Paulo Mendes da Rocha, João José Costa, Marina Rheingantz, Alberto Bitar e Marcos Gorgatti
até 23 de outubro, no Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 – São Paulo

Share.

Leave A Reply