Obras de Kapoor em Paris, Milão, Veneza e Basel

0
kapoor

Ascensión, de Kapoor, um dos destaques da Bienal de Veneza

Aclamado por grande parte da crítica e pelo público, o escultor e arquiteto indiano-britânico Anish Kapoor (Mumbai, 1954) invade a Europa com várias exposições simultâneas. Algumas das suas peças engolem literalmente o espectador, deixando-o passar pelo seu interior. Outras são menos interativas, mas oferecem sempre sensações novas e heterogêneas.

Depois de encantar o Millennium Park de Chicago com o seu Cloud Gate, talvez a obra contemporânea mais visitada da atualidade, o escultor seduz agora Paris com uma sutil e descomunal peça de borracha vermelha, especialmente concebida para o Grand Palais. Trata-se de um globo translúcido ao qual deu um nome bíblico, Leviathan, o monstro marinho da mitologia judaico-cristã.

Kapoor, considerado o grande mago contemporâneo da escultura, também é uma das estrelas da Feira de Basel, como convidado especial na seção Art Unlimited.

Em Milão, Kapoor exibe uma retrospectiva com sete obras, espalhadas pelos espaços da Rotonda de la Besana: peças da última década, com as quais o artista revolucionou a forma de criar e observar a escultura.

Por fim, Ascensión, uma instalação conceitual que Kapoor realizou em 2003 em San Gimignano, é uma dos grandes atrações da Bienal de Veneza.

Share.

Leave A Reply