Anish Kapoor transforma metrô de Nápoles em obra-prima

0

Monte Sant’Angelo Station, criada por Anish Kapoor, redefine o metrô de Nápoles como um marco cultural, unindo arte, arquitetura e vida urbana

Concebida por Anish Kapoor em parceria com o estúdio Future Systems, a estação Monte Sant’Angelo rompe com a lógica utilitária do transporte público. Suas duas entradas simbolizam contrastes: uma monumental em aço corten, evocando descida ao subsolo e à mitologia, e outra tubular e iluminada, marcada pela fluidez e precisão. No interior, a luz e a textura das paredes criam uma experiência sensorial que transforma o deslocamento em jornada artística.

A obra dialoga com precedentes de design visionário, como o metrô de Lisboa, com mosaicos imersivos de Maria Keil; a “galeria subterrânea” de Estocolmo; e os projetos de Santiago Calatrava em Madri. Em todos, a inovação arquitetônica converte o ato de viajar em experiência cultural.

Kapoor e o “Bilbao Effect”

Famoso por ícones como Cloud Gate em Chicago, Kapoor explora há décadas a percepção, o vazio e o corpo. Em Monte Sant’Angelo, descreve sua estação como um “objeto mitológico”, que ritualiza a entrada e saída da cidade subterrânea. A iniciativa conecta-se ao chamado “Bilbao Effect”, no qual arquitetura icônica impulsiona revitalização urbana e orgulho cívico.

Além de sua inovação formal, a estação traz arte de nível museológico ao cotidiano, democratizando o acesso e ampliando o impacto cultural de Nápoles. Combinando simbolismo, estética e função, Monte Sant’Angelo é um marco urbano e cultural, transformando o simples ato de viajar em contemplação, imaginação e encontro com a arte.

Créditos das imagens:
Destaque; 1; 4: Anish Kapoor, Monte Sant’Angelo Station. Naples, Italy. Photograph by Amedeo Benestante. © Anish Kappor. All rights reserved, DACS – SIAE, 2023
2. © Aubin Kirch.
3. © David Vives.

Share.

Leave A Reply