Frieze Sculpture 2025 transforma sombras em arte no coração de Londres

0

A 13ª edição da Frieze Sculpture ocupará o Regent’s Park com obras que exploram sombras, memória e transformação entre 17 de setembro e 2 de novembro.

Londres se prepara para receber mais uma edição da aclamada Frieze Sculpture, que retorna ao Regent’s Park de 17 de setembro a 2 de novembro de 2025. Em sua 13ª edição, a mostra gratuita é um dos pilares da London Sculpture Week e traz uma curadoria potente e sensível assinada por Fatoş Üstek pelo terceiro ano consecutivo.

Sob o tema “In the Shadows”, a exposição propõe uma reflexão sobre o invisível como espaço criativo, onde memória, mitologia e materialidade convergem. As obras selecionadas exploram a sombra como metáfora para ausência, apagamento histórico, rastros ancestrais e regeneração. “Sombra não é vazio; é um limiar. É onde histórias se desenrolam de forma silenciosa e potente”, afirma Üstek.

A mostra inclui trabalhos de 14 artistas internacionais, entre eles o brasileiro Henrique Oliveira, com sua escultura orgânica em madeira; Erwin Wurm, com formas fantasmagóricas em alumínio; Grace Schwindt e sua abordagem regenerativa; e Jaune Quick-to-See Smith, que presta tributo à memória indígena. Destaque também para Andy Holden, com esculturas sonoras inspiradas em cantos de pássaros, e Reena Saini Kallat, que apresenta obras de grande escala focadas em som e ecologia.

Abdollah Nafisi, Neighbours, 2025, Steel and acrylic, polyurethane paint Courtesy of Dastan and Abdollah Nafisi

Abdollah Nafisi, Neighbours, 2025, Steel and acrylic, polyurethane paint Courtesy of Dastan and Abdollah Nafisi

O público será convidado a mergulhar nessas narrativas por meio de visitas guiadas, performances e oficinas – incluindo um cortejo performático assinado pelo coletivo Assemble e intervenções de Lucía Pizzani em colaboração com a curadora Lucia Pietroiusti. A experiência é amplificada pelo Bloomberg Connects, aplicativo oficial que oferece tour de áudio e conteúdo exclusivo, acessível gratuitamente de qualquer lugar.

A Frieze Sculpture 2025 reforça o papel de Londres como capital global da arte pública contemporânea. Além de integrar a London Sculpture Week – que também conta com projetos como o Fourth Plinth, Sculpture in the City e The Line – a mostra promove um diálogo vivo entre arte, cidade e público, expandindo o acesso à escultura contemporânea em espaços abertos.

Uma conferência no Warburg Institute, marcada para 26 de setembro, complementa a programação, aprofundando o debate sobre os temas abordados na mostra. O cronograma completo de atividades será divulgado em breve, incluindo outras falas e encontros com artistas e curadores.

Organizada pela Frieze, uma das principais instituições globais dedicadas à arte contemporânea, a exposição mantém seu compromisso com a experimentação e o pensamento crítico. A curadora Fatoş Üstek, também autora do livro The Art Institution of Tomorrow, atua em importantes premiações e conselhos, e lidera iniciativas como a FRANK Fair Artist Pay.

Share.

Leave A Reply