Art Basel amplia sua influência global com suas quinta localidade, no Qatar, e consagra 36 artistas em premiação inaugural
A Art Basel acaba de anunciar sua mais ambiciosa expansão geográfica até agora: a estreia da Art Basel Qatar, marcada para fevereiro de 2026 em Doha. Fruto de uma parceria com a Qatar Creates – entidade cultural liderada por Sheikha Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani – a nova feira será realizada no Doha Exhibition and Convention Center, com curadoria da experiente diretora Maike Cruse. A chegada da Art Basel ao Oriente Médio sinaliza não apenas um movimento estratégico de presença regional, mas também um reconhecimento da crescente relevância do Qatar no cenário artístico internacional.
- Resiliência em tempos de retração: o que revela o novo Art Basel and UBS Global Art Market Report
- Frieze é adquirida por Ari Emanuel às vésperas da Frieze New York
- Art Basel 2025 anuncia destaques e amplia presença brasileira na feira de Basel
Com uma programação voltada tanto para o público local quanto global, a feira promete integrar exposições, instalações imersivas e experiências que combinam arte contemporânea, patrimônio cultural e inovação. Segundo os organizadores, a escolha de Doha reflete o desejo da Art Basel de abraçar novas geografias e promover intercâmbios culturais significativos, reafirmando sua vocação de conectar as principais capitais da arte do mundo.

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Saodat Ismailova, Cecilia Vicuña, Formafantasma, Art Handlxrs*, ART + PRACTICE, Sofia Salazar Rosales, Maja Hoffman, Ho Tzu Nyen e Shanay Jhaveri. Foto: Art Basel.
Art Basel Awards 2025: homenagens aos visionários da arte contemporânea
A Art Basel lançou sua primeira edição do Art Basel Awards, uma premiação inédita que homenageia figuras e iniciativas que moldam o ecossistema da arte contemporânea global. Foram 36 medalhistas inaugurais, divididos em nove categorias, reconhecendo artistas, curadores, galeristas, coletivos, instituições e agentes culturais de diversas regiões e contextos.
Os premiados serão reconhecidos em um evento no dia 19 de junho, realizado no Kunstmuseum Basel, durante a feira principal da Art Basel, e participarão de uma cúpula, aberta ao público, no dia seguinte, na Messe Basel. No final do ano, os premiados escolherão entre si doze dos chamados medalhistas de ouro — seis artistas e seis “campeões e colaboradores”, segundo um comunicado à imprensa — que serão revelados na Art Basel Miami Beach em dezembro. Os vencedores dividirão entre si cerca de US$ 300.000 em honorários
Com essas duas movimentações – a expansão para o Catar e a consagração dos premiados – a Art Basel reafirma seu protagonismo como agente de transformação e valorização da arte contemporânea em escala planetária.
Lista completa dos premiados pelo Art Basel Awards
Artists–Icon
David Hammons
Lubaina Himid
Joan Jonas
Adrian Piper
Betye Saar
Cecilia Vicuña
Artists–Established
Nairy Baghramian
Tony Cokes
Cao Fei
Ibrahim Mahama
Delcy Morelos
Ho Tzu Nyen
Artists–Emerging
Mohammad Alfaraj
Meriem Bennani
Pan Daijing
Saodat Ismailova
Lydia Ourahmane
Sofia Salazar Rosales
Cross-Disciplinary Creators
Formafantasma
Saidiya Hartman
Grace Wales Bonner
Patrons
Shane Akeroyd
Maja Hoffmann
Joel Wachs
Institutions
ART + PRACTICE
Jameel Arts Centre
RAW Material Company
Curators
Candice Hopkins
Shanay Jhaveri
Eungie Joo
Allies
Art Handlxrs*
Gasworks / Triangle Network
Sandra Terdjman
Media and Storytellers
Negar Azimi
Barbara Casavecchia
The Journal of Curatorial Studies